🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo antigo de terremoto no Nepal circula como se fosse na Turquia

Por Marco Faustino

17 de fevereiro de 2023, 18h01

Não é recente nem foi gravado na Turquia um vídeo que mostra pessoas correndo durante um tremor de terra, que tem sido difundido por publicações nas redes sociais com a falsa descrição. As cenas, na realidade, mostram o efeito causado por um terremoto que atingiu o Nepal em 2015.

Posts com a atribuição enganosa acumulavam 10 milhões de visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (17).


Selo falso

Posts difundem cenas que mostram um tremor de terra no Nepal, em 2015, como se fosse do terremoto que atingiu a Turquia em fevereiro de 2023

Um vídeo que mostra pessoas correndo na rua durante um tremor de terra tem sido difundido por publicações nas redes como se mostrasse o terremoto que atingiu a Turquia em 7 de fevereiro de 2023, o que é falso. As imagens mostram, na verdade, um terremoto no distrito de Gorkha, no Nepal, em 25 de abril de 2015. A data da filmagem, inclusive, aparece no canto superior direito do vídeo.

Na época, o tremor de terra de 7,8 de magnitude na escala Richter afetou 8 milhões de pessoas, deixando 20 mil feridos e mais de 8.000 mortos. Já o terremoto que atingiu a Turquia e a Síria teve a mesma magnitude, mas resultou em mais perdas humanas. Já são mais de 40 mil mortos, 50 mil feridos e 2 milhões de desabrigados.

Em checagens anteriores, o Aos Fatos verificou que fotos de cachorros em escombros registradas na República Tcheca e vídeos de terremotos e desabamentos de prédios em outros países em anos anteriores também têm sido atribuídos falsamente à Turquia.

Referências:

1. YouTube
2. Science Direct
3. G1
4. Poder360
5. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.