Vídeo mostra show da Madonna no Rio, não protesto de venezuelanos contra Maduro

Compartilhe

É falso que um vídeo mostra venezuelanos apoiadores da líder oposicionista María Corina Machado cantando um suposto hino de liberdade, como fazem crer publicações nas redes. Na verdade, o registro mostra o público no show de Madonna no Rio, cantando outro hino: “Like a Virgin”.

Postagens nas redes acumulavam mais de 100 mil visualizações no Kwai e 4.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta segunda-feira (5). Postagens com o conteúdo falso também circulam no Facebook.

Multidão venezuelana canta o hino da liberdade.

Post engana ao mostrar público no show da Madonna em Copacabana, no Rio, como se fossem venezuelanos cantando suposto hino da liberdade contra Maduro

Circula fora de contexto um vídeo que mostra o público na praia de Copacabana durante o show da cantora pop Madonna, que aconteceu no dia 4 de maio deste ano, como se fosse uma multidão de venezuelanos apoiadores da líder da oposição Maria Corina Machado em um protesto contra o ditador Nicolás Maduro. A alegação é falsa.

Publicações com o conteúdo enganoso tiraram de contexto o momento em que o público cantava a música “Like a Virgin”. É possível escutar o trecho da canção sendo entoada pelos fãs da cantora nas próprias peças enganosas.

Em uma busca reversa, Aos Fatos encontrou o vídeo usado nos posts falsos publicado em um canal no YouTube dedicado à cantora (veja abaixo).

A reportagem encontrou ainda vídeos que mostram ângulos diferentes do público cantando a canção publicados no TikTok em maio deste ano (aqui e aqui).

Portanto, o vídeo compartilhado em publicações enganosas não mostra venezuelanos protestando contra Maduro, mas sim fãs de Madonna durante o show da cantora no Rio.

Esta peça de desinformação também foi verificada pela Agência Reuters.

O caminho da checagem

Aos Fatos fez uma busca reversa e identificou o vídeo original usado nas peças falsas publicado em um canal no YouTube dedicado à cantora Madonna. Também encontrou outras versões no TikTok.

A reportagem também percebeu que nas peças falsas era possível escutar um trecho da música "Like a Virgin". Aos Fatos buscou ainda notícias para contextualizar a verificação.

Referências

  1. g1
  2. YouTube
  3. TikTok (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

Anielle Franco é alvo de ataques misóginos nas redes

Anielle Franco é alvo de ataques misóginos nas redes

falsoÉ falso que WhatsApp baniu usuários críticos a Moraes

É falso que WhatsApp baniu usuários críticos a Moraes

falsoMoraes não disse que é crime celebrar o 7 de Setembro após a data

Moraes não disse que é crime celebrar o 7 de Setembro após a data