🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo de ato em Copacabana em 2021 volta a circular como se fosse deste ano

Por Luiz Fernando Menezes

7 de setembro de 2022, 15h15

Um vídeo que mostra uma multidão na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, não foi gravado durante a comemoração do Sete de Setembro deste ano, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). As imagens compartilhadas na postagem foram registradas em um ato de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que aconteceu na data da comemoração da Independência em 2021 e foram compartilhadas pelo então secretário de Cultura, Mário Frias (PL), em seu perfil oficial no Twitter.

As postagens enganosas contam com ao menos 7.000 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (7).


Selo falso

Rio de Janeiro. 07 de setembro de 2022.

Vídeo de Copacabana lotada em 2021 circula como se fosse recente

Não é atual o vídeo que mostra uma multidão de verde e amarelo em Copacabana, no Rio de Janeiro, como afirmam postagens nas redes sociais. As cenas foram gravadas em 7 de setembro de 2021 e publicadas na época pelo então secretário de Cultura, Mário Frias, no Twitter (veja abaixo).

É fato, porém, que milhares de pessoas compareceram a Copacabana nesta quarta-feira (7), em apoio ao presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro. O mandatário esteve pela manhã em Brasília, onde acompanhou o desfile cívico-militar e discursou em um carro de som. No dia 7 de setembro de 2021, Bolsonaro discursou em Brasília e em São Paulo.

Referências:

1. Twitter (@mfriasoficial)
2. G1
3. Aos Fatos (1 e 2)


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.