Vídeo mostra senador do União Brasil, não do PT, brigando com atendente em aeroporto

Compartilhe

Um vídeo que mostra o senador e pastor evangélico Alan Rick (União Brasil-AC) discutindo com um funcionário do aeroporto de Brasília, em julho do ano passado, voltou a circular nas redes com a informação falsa de que o parlamentar é filiado ao PT. O senador fez campanha para Jair Bolsonaro (PL) e é crítico ao governo Lula (PT).

O vídeo com a falsa alegação acumulava mais de 15 mil compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (24).


Selo falso

Vídeo de Alan Rick discutindo com funcionário do aeroporto circula com estrela vermelha com número 13 e legenda ‘no discuso, eles são pessoas maravilhosas’

É enganosa a publicação viral que diz que o homem que aparece em um vídeo brigando com um atendente de aeroporto seria um parlamentar petista. As peças mostram, na verdade, o senador e pastor evangélico Alan Rick (União Brasil-AC).

A publicação traz dois vídeos do congressista:

  • Uma entrevista que o senador concedeu à TV Senado em fevereiro de 2023. Nela, Rick diz que seu foco seria “combater o autoritarismo e o abuso de autoridade”. As peças, no entanto, deixam de fora o trecho em que Rick diz que outra de suas bandeiras seria “garantir as conquistas do governo anterior [de Jair Bolsonaro (PL)]”;
  • E uma gravação de julho de 2023 no aeroporto de Brasília. Na ocasião, Rick perdeu o voo para Rio Branco, e o atendente disse que ele só poderia embarcar no dia seguinte. No vídeo, é possível ver o senador bater a mão na mesa e gritar: “Ô, caralho, você tem que me respeitar, rapaz!”.

Rick não é ligado ao PT. Por mais que ele seja do União Brasil, partido que compõe a base do governo no Senado, o parlamentar declarou voto e participou da campanha de Bolsonaro. Em 2023, o senador também se posicionou contra decisões da gestão Lula, como a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao STF e o decreto que restringiu o acesso a armas e munições.

Propaganda eleitoral mostra Rick ao lado de Jair Bolsonaro; legenda diz 'Estamos juntos capitão!'.
'Capitão.' Peça publicada pelo senador no Instagram durante eleições de 2022 mostra que ele apoiava a reeleição de Bolsonaro (Reprodução)

Referências

  1. TV Senado
  2. UOL
  3. Instagram (1, 2 e 3)
  4. Notícias da Hora

Compartilhe

Leia também

Relatório da PF inclui Aos Fatos na lista de monitorados ilegalmente pela ‘Abin Paralela’

Relatório da PF inclui Aos Fatos na lista de monitorados ilegalmente pela ‘Abin Paralela’

Meta fecha os olhos para golpes por receio de perder verbas de publicidade

Meta fecha os olhos para golpes por receio de perder verbas de publicidade

falsoNetanyahu não disse que país ocidental forneceu urânio para programa nuclear do Irã

Netanyahu não disse que país ocidental forneceu urânio para programa nuclear do Irã