Um vídeo que mostra o senador e pastor evangélico Alan Rick (União Brasil-AC) discutindo com um funcionário do aeroporto de Brasília, em julho do ano passado, voltou a circular nas redes com a informação falsa de que o parlamentar é filiado ao PT. O senador fez campanha para Jair Bolsonaro (PL) e é crítico ao governo Lula (PT).
O vídeo com a falsa alegação acumulava mais de 15 mil compartilhamentos no Facebook e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (24).
É enganosa a publicação viral que diz que o homem que aparece em um vídeo brigando com um atendente de aeroporto seria um parlamentar petista. As peças mostram, na verdade, o senador e pastor evangélico Alan Rick (União Brasil-AC).
A publicação traz dois vídeos do congressista:
- Uma entrevista que o senador concedeu à TV Senado em fevereiro de 2023. Nela, Rick diz que seu foco seria “combater o autoritarismo e o abuso de autoridade”. As peças, no entanto, deixam de fora o trecho em que Rick diz que outra de suas bandeiras seria “garantir as conquistas do governo anterior [de Jair Bolsonaro (PL)]”;
- E uma gravação de julho de 2023 no aeroporto de Brasília. Na ocasião, Rick perdeu o voo para Rio Branco, e o atendente disse que ele só poderia embarcar no dia seguinte. No vídeo, é possível ver o senador bater a mão na mesa e gritar: “Ô, caralho, você tem que me respeitar, rapaz!”.
Rick não é ligado ao PT. Por mais que ele seja do União Brasil, partido que compõe a base do governo no Senado, o parlamentar declarou voto e participou da campanha de Bolsonaro. Em 2023, o senador também se posicionou contra decisões da gestão Lula, como a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao STF e o decreto que restringiu o acesso a armas e munições.