Vídeo em que médica se recusa a atender apoiador de Trump é encenação

Compartilhe

Um vídeo satírico em que uma médica negra se recusa a atender um apoiador do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, circula nas redes como se mostrasse uma situação real. A gravação, que circula como se retratasse um exemplo de intolerância da esquerda, é, na verdade, uma encenação de atores feita para o TikTok.

O vídeo com o falso contexto acumula mais de 3.000 compartilhamentos no X (ex-Twitter) e centenas de curtidas no Instagram até a tarde desta quarta-feira (12).

🚨🇺🇸 NOS EUA, UMA MÉDICA RADICAL DE EXTREMA-ESQUERDA SE RECUSANDO A TRATAR UM APOIADOR DE TRUMP.

Médica expulsa homem que está sentado na sua frente com um boné do MAGA

Um vídeo em que uma médica negra expulsa um paciente trajando um boné com a frase “Make America Great Again”, slogan do presidente Donald Trump, tem sido compartilhado nas redes como se mostrasse uma profissional de esquerda recusando atendimento por motivos políticos. A gravação, no entanto, não retrata uma situação real.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o vídeo foi publicado originalmente no perfil do TikTok @thomasgibson31, que possui diversas outras gravações humorísticas com os mesmos atores (veja abaixo).

No lado esquerdo, homem de cabelos longos veste boné vermelho com slogan de Trump e camisa xadrez; do lado direito, mesmo homem veste chapéu e camisa pretos.
Ator que finge ser apoiador de Trump no vídeo aparece em outra gravação do mesmo perfil como personagem que identifica ladrão em uma lanchonete (Reprodução/TikTok)

Outro indício de que se trata de uma encenação é a reação da médica e o cenário. Em um vídeo feito em outro ângulo, mais próximo dos atores, é possível ver que ela não consegue conter o riso em algumas das falas.

Posts desinformativos semelhantes circularam também nos Estados Unidos e foram desmentidos pelo Lead Stories.

O caminho da apuração

Aos Fatos realizou uma busca reversa por frames do vídeo e encontrou a gravação original no TikTok. Ao analisar o perfil, identificamos outras publicações com os mesmos atores.

Referências

  1. TikTok (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoBolsonaro não foi inocentado de acusação de tentativa de golpe

Bolsonaro não foi inocentado de acusação de tentativa de golpe

falsoImagem que circula nas redes é antiga e não mostra ataque de rebeldes do Iêmen contra porta-aviões dos EUA

Imagem que circula nas redes é antiga e não mostra ataque de rebeldes do Iêmen contra porta-aviões dos EUA

falsoEstudo da USP não comprova que máscaras foram inúteis e perigosas na pandemia de Covid-19

Estudo da USP não comprova que máscaras foram inúteis e perigosas na pandemia de Covid-19