Vídeo mostra reunião de Lula com famosos, não com Fernandinho Beira-Mar

Compartilhe

É falso que um vídeo mostra uma reunião secreta entre o presidente Lula e Marcelo Freixo com o traficante Fernandinho Beira-Mar. As imagens, que circulam desde 2022, registram um encontro entre artistas e influenciadores digitais com Freixo, então candidato ao governo do Rio de Janeiro, e Lula, presidenciável à época.

Publicações nas redes com o conteúdo falso acumulavam dezenas de curtidas e compartilhamentos no Instagram e no Facebook até a tarde desta quinta-feira (28). Os posts enganosos também circulam no X (ex-Twitter) e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Conseguiram filmar a reunião do crime organizado; aí está a prova do envolvimento do presidente com Fernandinho Beira Mar

Post mente ao afirmar que reunião entre influenciadores e artistas com Marcelo Freixo (PT) e Lula (PT) seria um encontro secreto com o narcotraficante Fernandinho Beira-Mar

Publicações nas redes mentem ao afirmar que um encontro entre influenciadores digitais e artistas com Marcelo Freixo e Lula, em setembro de 2022, seria uma reunião secreta com o líder da facção criminosa Comando Vermelho, Fernandinho Beira-Mar, preso desde 2001. O post falso usa um áudio do filme Tropa de Elite que fala sobre “o sistema”.

Na realidade, o evento de apoio a Freixo, que concorria ao cargo de governador do Rio Janeiro, e a Lula, que disputava a Presidência da República, aconteceu no dia 25 de setembro daquele ano, no Centro do Rio de Janeiro. O encontro reuniu influenciadores digitais e artistas, como o músico Tico Santa Cruz, o humorista Fábio Porchat e os influenciadores Felipe Neto e Nath Finanças.

Também participaram do evento o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Lula — que era candidato naquele ano —, além de outras lideranças políticas. O momento foi compartilhado nas redes por Lula e no Flickr por Marcelo Freixo (veja abaixo).

Marcelo Freixo e Lula em reunião com influenciadores 25.09.22

Não foi possível, no entanto, identificar a origem do vídeo que circula nas redes.

Beira-Mar cumpre pena de mais de 300 anos na Penitenciária de Segurança Máxima de Catanduvas, no Paraná, para onde foi transferido em março deste ano.

Essa não é a primeira vez que posts enganosos tentam associar o presidente Lula, PT e aliados ao crime organizado. Às vésperas da eleição de 2022, por exemplo, bolsonaristas tentaram vincular o candidato do PT e seu partido com o PCC, o que foi desmentido pelo Aos Fatos.

Essa peça de desinformação também foi verificada pelo Boatos.org.

O caminho da apuração

Aos Fatos identificou no vídeo que circula a presença de artistas e influenciadores digitais e buscou na imprensa registros que mostrassem momentos compartilhados entre eles e políticos como Lula e Freixo. A reportagem então identificou notícias sobre um evento de apoio às candidaturas de Lula e Freixo, respectivamente, para presidente da República e governador do Rio de Janeiro, em setembro de 2022. O encontro, que não foi secreto, não contou com a presença do traficante Fernandinho Beira-Mar, preso desde 2001.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

Vídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

falsoÉ falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

É falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta