É falso que um vídeo mostra uma reunião secreta entre o presidente Lula e Marcelo Freixo com o traficante Fernandinho Beira-Mar. As imagens, que circulam desde 2022, registram um encontro entre artistas e influenciadores digitais com Freixo, então candidato ao governo do Rio de Janeiro, e Lula, presidenciável à época.
Publicações nas redes com o conteúdo falso acumulavam dezenas de curtidas e compartilhamentos no Instagram e no Facebook até a tarde desta quinta-feira (28). Os posts enganosos também circulam no X (ex-Twitter) e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Conseguiram filmar a reunião do crime organizado; aí está a prova do envolvimento do presidente com Fernandinho Beira Mar
Publicações nas redes mentem ao afirmar que um encontro entre influenciadores digitais e artistas com Marcelo Freixo e Lula, em setembro de 2022, seria uma reunião secreta com o líder da facção criminosa Comando Vermelho, Fernandinho Beira-Mar, preso desde 2001. O post falso usa um áudio do filme Tropa de Elite que fala sobre “o sistema”.
Na realidade, o evento de apoio a Freixo, que concorria ao cargo de governador do Rio Janeiro, e a Lula, que disputava a Presidência da República, aconteceu no dia 25 de setembro daquele ano, no Centro do Rio de Janeiro. O encontro reuniu influenciadores digitais e artistas, como o músico Tico Santa Cruz, o humorista Fábio Porchat e os influenciadores Felipe Neto e Nath Finanças.
Também participaram do evento o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Lula — que era candidato naquele ano —, além de outras lideranças políticas. O momento foi compartilhado nas redes por Lula e no Flickr por Marcelo Freixo (veja abaixo).
Não foi possível, no entanto, identificar a origem do vídeo que circula nas redes.
Beira-Mar cumpre pena de mais de 300 anos na Penitenciária de Segurança Máxima de Catanduvas, no Paraná, para onde foi transferido em março deste ano.
Essa não é a primeira vez que posts enganosos tentam associar o presidente Lula, PT e aliados ao crime organizado. Às vésperas da eleição de 2022, por exemplo, bolsonaristas tentaram vincular o candidato do PT e seu partido com o PCC, o que foi desmentido pelo Aos Fatos.
Essa peça de desinformação também foi verificada pelo Boatos.org.
O caminho da apuração
Aos Fatos identificou no vídeo que circula a presença de artistas e influenciadores digitais e buscou na imprensa registros que mostrassem momentos compartilhados entre eles e políticos como Lula e Freixo. A reportagem então identificou notícias sobre um evento de apoio às candidaturas de Lula e Freixo, respectivamente, para presidente da República e governador do Rio de Janeiro, em setembro de 2022. O encontro, que não foi secreto, não contou com a presença do traficante Fernandinho Beira-Mar, preso desde 2001.