🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra réu da boate Kiss, não homem que ameaçou matar Moraes

Por Marco Faustino

19 de dezembro de 2022, 16h46

Não é Antônio José Santos Saraiva, preso na sexta-feira (16) por ameaças ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, o homem que usa máscara facial e chora em vídeo difundido nas redes. Quem aparece na filmagem é Luciano Bonilha, um dos quatro réus do incêndio da boate Kiss, que deixou 242 mortos em Santa Maria (RS) em 2013.

Publicações que difundem o vídeo enganoso acumulavam 4.000 curtidas no Instagram nesta segunda-feira (19).


Selo falso

Gente, olha o cara valentão que ia matar Moraes kkkk

Registro que mostra o produtor musical Luciano Bonilha Leão é difundido como se ele fosse o homem preso na sexta-feira (16) por ameaçar matar o ministro do STF Alexandre Moraes

O homem que aparece em vídeo difundido por publicações nas redes não é Antônio José Santos Saraiva, conhecido como Sarneyzinho do Maranhão, preso na sexta-feira (16) por ameaças ao ministro Alexandre de Moraes. Na realidade, a filmagem mostra o produtor musical Luciano Bonilha Leão, um dos quatro réus do caso do incêndio da boate Kiss, e foi feita em 1° de dezembro de 2021.

Bonilho passou mal ao chegar no Foro Central de Porto Alegre (RS), onde ocorreu o julgamento do caso, e precisou de atendimento médico no local. Sócios da boate e integrantes da banda que tocava na data do incêndio foram condenados à época pelo júri popular. No entanto, o julgamento foi anulado em agosto deste ano, e os réus foram soltos. O Ministério Público voltou a pedir a prisão dos réus em novembro.

Antônio José Santos Saraiva foi preso a pedido do MPF (Ministério Público Federal) em razão de uma representação feita contra ele pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Em vídeo publicado em uma rede social, o Sarneyzinho do Maranhão afirma ter “colocado” homens em Brasília para executar Moraes.

Saraiva foi eleito como suplente de deputado estadual do Maranhão pelo PSDB em 2018. Após o vídeo difundido nas redes sociais com as ameaças, ele foi expulso do partido.

Referências:

1. Terra
2. G1 (Fontes 1, 2 e 3)
3. R7
4. CNN Brasil
5. Rádio Gaúcha
6. Metrópoles

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.