Não é Antônio José Santos Saraiva, preso na sexta-feira (16) por ameaças ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, o homem que usa máscara facial e chora em vídeo difundido nas redes. Quem aparece na filmagem é Luciano Bonilha, um dos quatro réus do incêndio da boate Kiss, que deixou 242 mortos em Santa Maria (RS) em 2013.
Publicações que difundem o vídeo enganoso acumulavam 4.000 curtidas no Instagram nesta segunda-feira (19).
Gente, olha o cara valentão que ia matar Moraes kkkk
O homem que aparece em vídeo difundido por publicações nas redes não é Antônio José Santos Saraiva, conhecido como Sarneyzinho do Maranhão, preso na sexta-feira (16) por ameaças ao ministro Alexandre de Moraes. Na realidade, a filmagem mostra o produtor musical Luciano Bonilha Leão, um dos quatro réus do caso do incêndio da boate Kiss, e foi feita em 1° de dezembro de 2021.
Bonilho passou mal ao chegar no Foro Central de Porto Alegre (RS), onde ocorreu o julgamento do caso, e precisou de atendimento médico no local. Sócios da boate e integrantes da banda que tocava na data do incêndio foram condenados à época pelo júri popular. No entanto, o julgamento foi anulado em agosto deste ano, e os réus foram soltos. O Ministério Público voltou a pedir a prisão dos réus em novembro.
Antônio José Santos Saraiva foi preso a pedido do MPF (Ministério Público Federal) em razão de uma representação feita contra ele pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Em vídeo publicado em uma rede social, o Sarneyzinho do Maranhão afirma ter “colocado” homens em Brasília para executar Moraes.
Saraiva foi eleito como suplente de deputado estadual do Maranhão pelo PSDB em 2018. Após o vídeo difundido nas redes sociais com as ameaças, ele foi expulso do partido.