Um vídeo que mostra o céu alaranjado e a ação de bombeiros com tratores em meio a nuvens de fumaça provocadas por incêndios florestais tem sido difundido por posts nas redes como se tivesse sido gravado no Brasil. O compilado de imagens, no entanto, retrata um incêndio florestal de grande proporção, que tem atingido cânions nos Estados Unidos desde o início de setembro deste ano.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Instagram nesta sexta-feira (20).
[Vídeo mostra Brasil em chamas]
Diferentemente do que alegam publicações nas redes, foi gravado nos Estados Unidos, não no Brasil, um vídeo que mostra o céu alaranjado e nuvens de fumaça causadas por incêndios florestais.
Por meio de busca reversa, o Aos Fatos localizou a gravação original (confira abaixo) e verificou que o compilado de imagens retrata um incêndio que tem atingido os cânions Rose e Trabuco, na Califórnia, desde o dia 9 de setembro.
O incêndio começou de forma acidental durante um serviço realizado por uma equipe de obras públicas do condado de Orange. A equipe trabalhava para impedir que o público acessasse uma parte do cânion cheia de arbustos secos, exatamente pelo alto risco de incêndio, quando uma fagulha gerada pelo equipamento deu início ao fogo que se alastrou rapidamente.
De acordo com o Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia, o fogo já consumiu 9.500 hectares e deixou 14 pessoas feridas, entre elas doze bombeiros.
Brasil. Atualmente, há mais de 190 mil focos de incêndio no Brasil — um aumento de 100% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registrados recordes de poluição em diversas cidades. Um levantamento recente do MapBiomas mostra que as queimadas no país atingiram o equivalente ao território da Paraíba no mês de agosto.
O caminho da apuração
Aos Fatos localizou a gravação original e verificou que as imagens retratam um incêndio na Califórnia que já consumiu 9.500 hectares de vegetação local.
Também consultamos o noticiário brasileiro e o MapBiomas para contextualizar a atual onda de incêndios no Brasil.