Vídeo que mostra urubus nos arredores do mercado Ver-o-Peso, em Belém, é de 2023

Compartilhe

Foi gravado em 2023 o vídeo que mostra urubus e sujeira nas ruas ao redor do mercado Ver-o-Peso, em Belém (PA). Os posts nas redes que têm compartilhado as imagens como se fossem um registro da cidade às vésperas da COP-30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas) omitem que o local passou por obras de saneamento e que o mercado foi reformado neste ano.

As peças enganosas acumulavam centenas de visualizações no Kwai e no TikTok até a tarde desta quinta-feira (23). O vídeo antigo também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

[Vídeo mostra urubus nos arredores do mercado Ver-o-Peso, em Belém, às vésperas da COP-30

A imagem mostra uma praça com área gramada onde vários urubus estão espalhados, em frente a um monumento de pedra com uma coluna alta. Ao fundo, há árvores, carros e prédios. Sobre o vídeo, aparece o texto 'COP30: os convidados já começaram a chegar em Belém do Pará' e, abaixo, 'EU nunca VI tanto urubu por metro quadrado'. Na parte inferior, há uma publicação que diz: E gastaram R$ 30 milhões em um palco no meio do nada!'.

É antigo o vídeo compartilhado por posts nas redes que mostra sujeira e diversos urubus nos arredores do mercado Ver-o-Peso, um dos principais cartões postais de Belém. Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que o registro foi publicado originalmente em 2023, não às vésperas da COP-30, que acontece em novembro na capital paraense.

Na época que as imagens circularam, a Prefeitura de Belém afirmou a veículos de imprensa locais que os arredores do mercado eram limpos ao menos três vezes ao dia e que foram realizadas obras de dragagem e distribuídos contêineres para evitar sujeira nas vias públicas. A região mostrada nas imagens também já havia passado por ações de limpeza em 2021.

Desde que foi anunciada como sede da COP-30, a capital paraense também passou por uma série de outras obras de saneamento e infraestrutura:

  • No início de outubro, o governo federal inaugurou uma estação de tratamento e um sistema de esgotamento sanitário na região do mercado;
  • Em setembro, o Mercado de Peixe do Ver-o-Peso também foi reaberto para a população após meses de reforma. A infraestrutura foi modernizada e o local passou por revisão elétrica, troca de pisos e reforma total dos banheiros. O telhado foi vedado e pintado com autorização do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e a segurança foi reforçada com câmeras. Outras alas do local também foram revitalizadas;
  • Foram feitas ainda intervenções no Parque da Cidade, onde acontecerão as reuniões da COP, a drenagem de canais, a construção de pontes e a revitalização de vias.

De acordo com dados do governo federal, foram investidos R$ 4,2 bilhões em obras para a COP-30 via orçamento da União e financiamentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e da usina de Itaipu.

O caminho da apuração

A reportagem realizou uma busca reversa de imagens para identificar a origem do vídeo que circula nas redes. A equipe também verificou a data de postagem original e comparou os cenários mostrados com registros recentes do local.

Além disso, Aos Fatos consultou informações oficiais divulgadas pela Prefeitura de Belém sobre obras de limpeza e saneamento na área e sobre a reforma do mercado. O cruzamento desses dados confirmou que o vídeo é anterior à preparação da cidade para a COP-30, que ocorrerá em novembro de 2025.

Compartilhe

Leia também

falsoPosts tiram foto de contexto para associar Boulos a depredação da Fiesp em 2016

Posts tiram foto de contexto para associar Boulos a depredação da Fiesp em 2016

falsoÉ falso que governo anunciou bloqueio do Bolsa Família a partir de novembro

É falso que governo anunciou bloqueio do Bolsa Família a partir de novembro

falsoVídeo que mostra protesto de produtores de arroz no Paraná é de 2018, não atual

Vídeo que mostra protesto de produtores de arroz no Paraná é de 2018, não atual

fátima
Fátima