Vídeo que mostra tropas do Hamas nas ruas de Gaza não foi gravado após recente cessar-fogo

Compartilhe

Não foi gravado após o recente acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas o vídeo que mostra tropas do grupo extremista palestino cruzando as ruas de Gaza. O registro compartilhado pelas peças enganosas foi filmado em janeiro deste ano, durante uma negociação para a troca de prisioneiros.

Os posts desinformativos acumulavam 30 mil compartilhamentos no X e dezenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (14).

[Vídeo mostra] Hamas retomando controle de partes de Gaza

Print de post no Instagram mostra uma rua com prédios baixos de ambos os lados e pessoas caminhando pelo local. Algumas delas carregam mochilas e vestem roupas casuais, como calças e camisetas. No fundo, é possível ver uma torre branca, possivelmente de um edifício religioso, sob céu claro. Há motocicletas estacionadas e objetos espalhados na rua.

Posts nas redes enganam ao compartilhar um vídeo que mostra tropas do Hamas cruzando as ruas de Gaza como se fosse um registro gravado após o acordo de cessar-fogo que entrou em vigor na última sexta-feira (10). Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que as imagens circulam desde 26 de janeiro deste ano e retratam uma troca de prisioneiros entre Israel e o grupo palestino.

Na ocasião, durante um cessar-fogo, os extremistas libertaram quatro militares israelenses, que foram entregues à Cruz Vermelha, em troca de 200 prisioneiros palestinos que estavam detidos em Israel.

Antes da libertação das quatro mulheres israelenses, dezenas de combatentes mascarados do Hamas e da Jihad Islâmica Palestina se reuniram no centro de Gaza. As mulheres foram conduzidas a um pódio e transportadas em veículos da Cruz Vermelha até as forças israelenses (veja abaixo).

As peças compartilham o vídeo fora de contexto para alegar que, após o cessar-fogo da última sexta (10), o Hamas retomou o controle de algumas áreas de Gaza que não estavam ocupadas por Israel. Os posts também alegam que o grupo estaria promovendo detenções e espancamentos.

De fato, há relatos divulgados pela imprensa internacional de que o Hamas está retomando o controle de regiões de Gaza de onde o exército israelense se retirou. Também há relatos de que o grupo estaria promovendo prisões e espancamentos de colaboradores e informantes e se envolvendo em conflitos com clãs rivais.

Cessar-fogo. O cessar-fogo em Gaza entrou em vigor na manhã de sexta-feira (10), após Israel e o Hamas concordarem com a primeira fase do plano de paz de 20 pontos mediado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. As próximas fases ainda serão negociadas.

Na segunda (13), Trump assinou um acordo com o Egito, o Catar e a Turquia, principais mediadores nas negociações para o fim da guerra. A cerimônia não contou com a presença do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, nem de representantes do Hamas.

O caminho da apuração

Aos Fatos fez uma busca reversa do vídeo compartilhado pelas peças de desinformação para identificar sua data de publicação e contexto original. Foram consultadas bases de dados de vídeos e arquivos de notícias de janeiro, além de publicações de agências internacionais sobre a troca de prisioneiros entre Israel e o Hamas ocorrida naquele período.

Também foram acessadas reportagens recentes de veículos de imprensa internacionais sobre o cessar-fogo em Gaza e os movimentos de ambos os lados na guerra.

Referências

  1. Facebook
  2. Agência Brasil
  3. Al Jazeera
  4. YouTube
  5. UOL (1 e 2)
  6. CNN Brasil
  7. BBC Brasil (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima