Vídeo que mostra protesto contra Lula não é recente nem foi gravado no Recife

Por Marco Faustino

4 de janeiro de 2022, 18h47

Não é recente nem foi gravado no Recife (PE) o vídeo que mostra um protesto contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma estrada, como afirmam postagens nas redes sociais (veja aqui). A gravação foi feita em março de 2018, em Chapecó (SC), quando manifestantes bloquearam uma rodovia de acesso ao aeroporto local em um ato contra o então pré-candidato à Presidência. A caravana de Lula usou uma rota alternativa para se dirigir até o centro da cidade, onde foi realizado um comício.

As publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos 27.200 compartilhamentos nesta terça-feira (4) no Facebook.


Selo falso

Recife. Lula teve que voltar não entrou na cidade. Isso a Globo não mostra...

É falso que um protesto contra o ex-presidente Lula impediu o petista de entrar no Recife (PE) recentemente, como tem sido difundido nas redes sociais. O vídeo usado nas postagens enganosas foi gravado em Chapecó (SC) em 24 de março de 2018, quando o político fazia uma caravana pelo sul do Brasil enquanto pré-candidato à Presidência. Na ocasião, manifestantes bloquearam o acesso ao aeroporto local com o objetivo de evitar que Lula entrasse na cidade, o que obrigou a comitiva a utilizar uma rota alternativa.

Por meio de busca reversa por imagens, Aos Fatos verificou que o vídeo foi publicado nas redes sociais em março de 2018 (confira aqui e aqui), com a indicação de que se tratava de um protesto na cidade catarinense. Também há gravações feitas a partir de outros ângulos do mesmo protesto, divulgadas por veículos de imprensa locais (confira aqui e aqui).

Na ocasião, cerca de mil veículos formaram um bloqueio de aproximadamente um quilômetro, segundo a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A caravana de Lula, no entanto, usou um caminho alternativo para entrar na cidade.

A última vez que Lula esteve no Recife foi em agosto de 2021, quando visitou a cidade acompanhado de uma comitiva para encontros com lideranças e movimentos sociais. Não houve registro de manifestações que tenham impedido o ex-presidente de entrar na capital pernambucana.

Referências:

1. UOL
2. Facebook (Fontes 1 e 2)
3. Chapecó Online
4. RIC TV
5. NSC Total
6. Folha de Pernambuco
7. Site do PT


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.