Vídeo que mostra protesto contra Lula é de março de 2018, não atual

Compartilhe

Um vídeo que mostra um protesto contra um ônibus onde estaria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sido compartilhado nas redes sociais (veja aqui) como se fosse recente, mas isso não é verdade. A gravação foi feita em março de 2018 durante a passagem de uma caravana do petista por São Vicente do Sul (RS).

Postagens que tiram o vídeo original de contexto reuniam ao menos 11.000 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (27).


Selo distorcido

Uma postagem nas redes sociais engana ao tratar como recente um vídeo que exibe um protesto contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na realidade, as imagens foram capturadas em março de 2018, durante a passagem da caravana Lula pelo Brasil pelo município de São Vicente do Sul (RS).

Registros da época mostram que a manifestação aconteceu quando chegaram à cidade gaúcha os ônibus da caravana do ex-presidente, em 21 de março de 2018. Um grupo de ruralistas e estudantes gritou “Lula ladrão, teu lugar é na prisão” nas proximidades do Instituto Federal Farroupilha, que seria visitado pelo petista. O vídeo agora compartilhado fora de contexto foi publicado no Facebook na época pelo MBL (Movimento Brasil Livre).

Naquele momento, Lula percorria o interior do Rio Grande do Sul como pré-candidato à Presidência. A caravana, que já havia passado por estados do Nordeste e do Sudeste, foi marcada por protestos na região Sul. Em 7 de abril daquele ano, o ex-presidente foi preso no âmbito da ação penal do triplex do Guarujá, posteriormente anulada.

Uma postagem que mostrava o mesmo vídeo com a alegação de que o ex-presidente havia sido expulso por manifestantes na Bahia foi checada em maio pela Lupa.


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Referências

  1. GZH (1 e 2)
  2. Twitter Débora Ely
  3. Facebook MBL
  4. G1 (1, 2 e 3)

Compartilhe

Leia também

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet

falsoImagem de Bolsonaro visitando Lula no hospital foi gerada por IA

Imagem de Bolsonaro visitando Lula no hospital foi gerada por IA

falsoTrump não concedeu passaporte diplomático a Bolsonaro

Trump não concedeu passaporte diplomático a Bolsonaro