🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo que mostra preparação de urnas em sindicato em SP não indica irregularidade ou fraude

Por Luiz Fernando Menezes

27 de setembro de 2022, 16h30

Um vídeo que mostra pessoas com urnas eletrônicas dentro de um sindicato em Itapeva (SP) circula fora de contexto nas redes sociais, com a alegação falsa de que os equipamentos de votação estão sendo violados (veja aqui). As imagens foram gravadas no Sinticom Itapeva (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção, do Mobiliário, Cimento, Cal, Gesso e Montagem Industrial de Itapeva), local que é alugado pela Justiça Eleitoral desde 2014 por falta de espaço no cartório da cidade, e mostram auxiliares contratados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que realizavam a cerimônia de preparação dos equipamentos.

Publicações com o vídeo descontextualizado somavam mais de 500 mil visualizações no TikTok e centenas de curtidas no Facebook e no Instagram até a tarde desta terça-feira (27). O conteúdo enganoso também circula no WhatsApp, no qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo não é bem assim

Urnas eletrônicas em sindicato filiado à CUT.

Gravação de cerimônia de preparação de urnas eletrônicas em Sindicato circula sem contexto

Não é irregular o procedimento mostrado em um vídeo em que pessoas manuseiam urnas eletrônicas dentro do do Sinticom Itapeva (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção, do Mobiliário, Cimento, Cal, Gesso e Montagem Industrial) em Itapeva (SP), como afirmam postagens. As cenas mostram a cerimônia de preparação dos equipamentos, realizada no sábado (24). Segundo o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), são assistentes de eleição contratados, por meio de licitação, para os cartórios eleitorais do estado, que faziam a carga e a lacração das urnas eletrônicas.

Nessa fase, são instalados nos equipamentos os sistemas operacionais, os programas e os dados eleitorais da seção. Esses dados possuem assinaturas digitais que garantem que são os mesmos enviados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Após a preparação, os equipamentos são lacrados por adesivos produzidos pela Casa da Moeda que impedem qualquer violação futura. O processo é aberto ao público para conferência.

Ainda de acordo com o tribunal, a cerimônia de preparação das máquinas é realizada nas dependências do Sinticom Itapeva desde 2014 “por falta de espaço físico no ambiente do cartório”. A cidade de Itapeva é responsável por preparar as urnas utilizadas em seis municípios da região. O sindicato está localizado ao lado do cartório eleitoral do município, na rua Paulina de Morais.

Imagem do Google Maps mostra prédio do Sinticom, à esquerda, e cartório eleitoral, à direita
Localização. Cartório eleitoral de Itapeva fica ao lado do Sinticom Itapeva (Google Maps/Reprodução)

Por fim, o Sinticom Itapeva afirma que não é ligado à CUT (Central Única dos Trabalhadores), como alega a peça de desinformação.

Durante a cerimônia, uma moradora da cidade abordou os funcionários e questionou os motivos de o procedimento estar ocorrendo em um sindicato. A autora dos vídeos ameaçou os assistentes e disse que se “Bolsonaro não ganhar aqui em Itapeva, vocês estão ferrados, o bicho vai pegar”. O cartório registrou um boletim de ocorrência e a Polícia Civil vai investigar o caso.

Referências:

1. TSE
2. TRE-SP
3. Google Maps
4. G1


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta checagem foi atualizada às 12h25 do dia 28 de setembro de 2022 para corrigir a informação de que o Sinticom Itapeva seria filiado à CUT.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.