🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo que mostra motociata de Bolsonaro não é recente nem foi gravado no Amapá

Por Marco Faustino

18 de janeiro de 2022, 18h29

Não foi gravado no Amapá em 14 de janeiro de 2022 um vídeo que mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) em um passeio de moto com apoiadores, como alegam postagens nas redes sociais (veja aqui). O registro foi feito em agosto de 2021 durante uma motociata bolsonarista em Uberlândia (MG).

As publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos 68.900 compartilhamentos nesta terça-feira (18) no Facebook.


Selo falso

Um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) acena para uma multidão de apoiadores da garupa de uma moto tem circulado em postagens nas redes sociais como se fosse do último dia 14 no Amapá, mas isso não é verdade. As cenas foram gravadas em uma motociata bolsonarista em 31 de agosto de 2021 em Uberlândia (MG).

Embora Aos Fatos não tenha encontrado o vídeo original, registros feitos a partir de outros ângulos (confira aqui e aqui) mostram elementos idênticos, como edificações, bandeiras, cartazes, postes de iluminação, uma faixa com a inscrição “Bob Jeff Livre” e a vegetação local. A gravação exibe ainda o vereador de Belo Horizonte Nikolas Ferreira (PRTB), que relata a magnitude da manifestação em Uberlândia.

O presidente Jair Bolsonaro de fato visitou Macapá, capital do Amapá, em 14 de janeiro deste ano. Na ocasião, não houve motociata, mas outras manifestações de apoio: ele foi recebido por bolsonaristas no aeroporto e desfilou em carro aberto nas ruas da cidade. O presidente ainda acompanhou na cidade a implementação de infraestrutura para levar internet de alta velocidade a locais remotos.

Referências:

1. Twitter (Fontes 1 e 2)
2. Google
3. Facebook
4. G1 (Fontes 1 e 2)


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.