🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo que mostra leitos de Covid-19 vazios foi gravado em hospital do RN, não do RJ

Por Marco Faustino

23 de julho de 2021, 12h44

Um vídeo de junho deste ano que mostra uma homenagem de enfermeiros do Hospital João Machado, em Natal (RN), a pacientes que se recuperaram da Covid-19 circula nas redes sociais (veja aqui) como se tivesse sido gravado no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro (RJ), após a unidade de saúde zerar os casos da doença. Em nota, o São Lucas disse que, embora a demanda tenha caído, há pessoas infectadas em tratamento no hospital.

Postagens com vídeo fora do contexto original reuniam ao menos 3.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (23) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma ‌(‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌).


Linda homenagem. Hospital de São Lucas em Copacabana zerou os casos.

Não foi gravado no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro (RJ), mas no Hospital João Machado, em Natal (RN), o vídeo que circula nas redes sociais com a informação falsa de que a unidade de saúde carioca zerou os atendimentos de Covid-19.

As imagens são de 25 de junho deste ano e mostram uma homenagem preparada por enfermeiros do hospital potiguar aos pacientes que se recuperaram da doença. Na gravação, os profissionais de saúde cantam uma música e mostram leitos vazios de uma ala exclusiva para Covid-19. Na época, porém, 71% dos 50 leitos destinados ao tratamento da infecção naquela unidade estavam ocupados.

O Hospital São Lucas também desmentiu que tenha zerado os atendimentos de Covid-19. Em nota, a unidade de saúde informou que, embora a demanda tenha diminuído, ainda há pacientes com a doença em tratamento.


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.