Vídeo que mostra Flávio Dino sem máscara em aglomeração é de 2019, não atual

Por Priscila Pacheco

11 de junho de 2021, 19h00

Não é atual, mas de 2019, um vídeo em que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), aparece sem máscara em uma aglomeração com dezenas de pessoas, diferentemente do que alegam postagens nas redes (veja aqui). As imagens foram gravadas durante a inauguração do Banco de Alimentos de São Luís e divulgadas em reportagens de TV e nas mídias sociais do governo estadual.

A peça de desinformação contava com ao menos 10.00 compartilhamentos nesta sexta-feira (11) e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da rede social (entenda como funciona).


ACORDA, BRASIL!!! A máscara é só pra fazer teatro com a imprensa e tentar condenar o Presidente da República!!!

Imagem da tela de postagem do Facebook com foto do governador do Maranhão Flavio Dino tira da de contexto

Tem circulado nas redes sociais um vídeo em que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e dezenas de outras pessoas aparecem em uma confraternização, todos sem máscara. As postagens insinuam que as imagens seriam atuais - o que não é verdade. A gravação foi feita em 2019 durante a inauguração do Banco de Alimentos de São Luís, e foi divulgada, à época, em reportagens de TV e nas mídias sociais do governo.

Um trecho do material foi publicado na conta oficial do governo maranhense no Twitter em 2019 para divulgar a inauguração do Banco de Alimentos e de um restaurante popular em São Luís. Na ocasião, Dino servia bolo para o público. Algumas cenas da distribuição do doce também aparecem em vídeos publicados pela TV Assembleia Maranhão e pelo governo estadual em suas páginas oficiais no YouTube e no Facebook no mesmo período.

No início deste mês, o mesmo vídeo foi postado por Flávio Dino em seu perfil oficial no Facebook como uma lembrança da ocasião. Na legenda fica claro que não se trata de um evento atual.

“O #TBT de hoje mostra a inauguração do Banco de Alimentos do Governo do Maranhão, em junho de 2019. Em dois anos, 500 toneladas de comida já foram arrecadadas e distribuídas para 50 entidades. Agradeço à nossa equipe, às empresas parceiras e às entidades sociais”, diz o governador em seu post.

Em 2020, o Aos Fatos também checou que era falsa uma postagem sobre Dino ter promovido aglomeração no velório de seu pai. A foto disseminada, na verdade, retrata o governador em 2018, discursando no funeral do deputado Humberto Coutinho (PDT).

Referências:

1. Site Governo do Maranhão
2. Twitter Governo do Maranhão
3. YouTube Governo do Maranhão
4. Facebook Governo do Maranhão
5. Facebook Flávio Dino
6. TV Assembleia Maranhão
7. Aos Fatos


De acordo com nossos esforços para alcançar mais pessoas com informação verificada, Aos Fatos libera esta reportagem para livre republicação com atribuição de crédito e link para este site.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.