🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo que mostra confronto entre policiais e manifestantes na Argentina é de 2017, não atual

Por Luiz Fernando Menezes

9 de dezembro de 2021, 17h27

Não é recente, mas de dezembro de 2017, um vídeo que mostra confrontos entre policiais e manifestantes na Argentina, diferentemente do que alegam postagens nas redes sociais (veja aqui). A gravação foi feita em Buenos Aires durante um protesto contra a reforma previdenciária proposta pelo governo do então presidente Mauricio Macri.

Postagens com os vídeos fora do contexto original reuniam ao menos 3.000 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (9).


Selo falso

ESQUERDA DESTRÓI ARGENTINA - DEZ-21. E O BURRO DA ESQUERDA NO BRASIL AINDA QUER O 9 DEDOS LADRÃO DE VOLTA.

Print screen do Facebook mostra confronto entre policiais e manifestantes na Argentina

Os dois vídeos que mostram confrontos entre manifestantes e policiais na Argentina não foram gravados neste mês, como indicam as postagens checadas, mas em dezembro de 2017. As imagens foram feitas durante protestos em Buenos Aires contra a reforma da previdência proposta pelo governo do então presidente Mauricio Macri.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que o primeiro vídeo da peça, que mostra uma imagem aérea de centenas de manifestantes avançando contra policiais, foi publicado pela primeira vez no dia 18 de dezembro de 2017 por um usuário do Facebook que localiza a gravação em Buenos Aires. O registro também aparece na imprensa e em publicações de parlamentares argentinos. Aos Fatos não conseguiu encontrar a autoria da gravação.

Naquela data, o Congresso argentino votaria a reforma previdenciária proposta pelo governo Macri, mas decidiu adiar a sessão devido aos protestos. Ao menos 162 pessoas ficaram feridas durante os atos, que terminaram após a aprovação da reforma, no dia 19.

Os posts trazem ainda outro vídeo, já usado em publicações anteriores que associavam o atual governo argentino, de centro-esquerda, à desordem social. As imagens, que mostram manifestantes atirando pedras e outros objetos contra policiais, também foram gravadas em 18 de dezembro de 2017, na capital argentina. Aos Fatos não conseguiu localizar o autor.

Referências:

1. G1 (1, 2 e 3)
2. Los Andes Diario
3. Twitter (@WolffWaldo)
4. Aos Fatos
5. Infobae


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.