Vídeo que mostra caminhões em Brasília é antigo e sem relação com o 7 de setembro

Por Luiz Fernando Menezes

1 de setembro de 2021, 16h03

Não é recente nem tem relação com o ato bolsonarista marcado para o 7 de setembro um vídeo (veja aqui) que mostra caminhões em um protesto na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. As imagens foram gravadas em 15 de maio deste ano durante uma manifestação de ruralistas a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e circulam em postagens nas redes sociais desde o dia 16 daquele mês.

Publicações que associam o vídeo à manifestação da semana que vem somavam centenas de compartilhamentos nesta quarta-feira (1º) no Facebook e foram sinalizadas por Aos Fatos com o selo FALSO na ferramenta de verificação (saiba como funciona). Postagens semelhantes também viralizaram no Twitter e no TikTok.


AGORA!!! INVASÃO EM BRASÍLIA DE CAMINHONEIROS - TUDO CERCADO! 7 DE SETEMBRO SERÁ GIGANTESCO!

Um vídeo que mostra uma fila de caminhões em uma das pistas da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, é atribuído em postagens nas redes aos preparativos para os atos bolsonaristas no próximo 7 de Setembro, o que não é verdade. A gravação foi registrada em 15 de maio deste ano e mostra uma manifestação de ruralistas em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. As mesmas imagens podem ser encontradas em publicações no Facebook do dia 16 daquele mês, com a mesma narração.

Aos Fatos não conseguiu identificar a publicação original nem o homem que narra o vídeo. É possível verificar, nas imagens, que o autor passa de carro pela Esplanada e mostra uma longa fileira de caminhoneiros encostados, enquanto comemora a adesão e o patriotismo dos manifestantes. Não há referências aos atos de 7 de setembro. Registros semelhantes publicados no dia da manifestação mostram também os veículos na mesma ordem (veja abaixo).

A manifestação que aconteceu em 15 de maio foi organizada pelos movimentos Brasil Verde e Amarelo, Marcha da Família Cristã pela Liberdade e grupos ligados ao agronegócio para demonstrar apoio ao governo federal e protestar contra as medidas restritivas impostas por governadores e prefeitos para conter o avanço da pandemia.

Imagens de eventos antigos vêm sendo compartilhadas de maneira descontextualizada para sugerir que o protesto marcado para a próxima terça-feira (7) terá uma grande adesão. Aos Fatos já desmentiu, por exemplo, publicações que associavam uma comemoração de formatura de policias militares ao ato e que o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, teria convidado o cantor Sérgio Reis e o caminhoneiro Zé Trovão para participar do desfile.

Referências:

1. Canal Rural
2. G1
3. Aos Fatos (1 e 2)

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.