Vídeo que mostra ataque do Irã contra Israel é de 2024, não atual

Compartilhe

Não é verdade que um vídeo que circula nas redes mostra cenas do ataque do Irã contra Israel ocorrido na madrugada desta sexta-feira (13). As imagens compartilhadas pelas peças de desinformação registram uma ofensiva iraniana contra israelenses em outubro de 2024.

As peças enganosas somavam 4.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (13).

[Vídeo mostra retaliação do Irã a Israel em 13 de junho de 2025]

Frame de um vídeo que retrata o lançamento de mísseis balísticos — que aparecem em segundo plano na imagem, como pontos luminosos com rastros curvilíneos de fumaça no céu noturno. Em primeiro plano há postes com fios de energia, que cruzam a imagem. Sobreposta ao vídeo há uma legenda que diz: ‘Irã: Agora o mundo verá quem são os verdadeiros leões — postagem do país nas redes sociais’, além de uma marca d’água da Khosrowshah News, perfil de notícias do Irã.

É de 2024, não atual, o vídeo compartilhado nas redes que mostra dezenas de mísseis sendo lançados em um ambiente noturno. Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que o registro original foi publicado em 1° de outubro do ano passado (veja abaixo), quando o Irã realizou um ataque com cerca de 180 mísseis contra alvos israelenses.

Na época, a ação foi uma retaliação contra um ataque israelense ao consulado iraniano na Síria e o assassinato de Ismail Haniyeh, chefe do grupo extremista palestino Hamas.

É fato, no entanto, que as forças iranianas atacaram Israel na madrugada desta sexta-feira (13). A ofensiva ocorreu após o Mossad, serviço secreto israelense, realizar ataques infiltrados de drones dentro do território do Irã para enfraquecer as defesas aéreas do país. As forças israelenses bombardearam alvos e mataram lideranças iranianas para desmobilizar o programa nuclear do país.

Segundo o exército israelense, o Irã disparou cerca de cem drones contra o território inimigo como forma de retaliação.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos encontrou o registro original e verificou que se tratava de um ataque do Irã contra Israel ocorrido em outubro de 2024. Também consultamos notícias publicadas na imprensa para contextualizar a checagem.

Referências

  1. Instagram
  2. CNN Brasil
  3. g1 (1, 2, 3 e 4)
  4. UOL

Compartilhe

Leia também

falsoMilei não ‘humilhou’ Lula nem criticou economia do Brasil em reunião do Mercosul

Milei não ‘humilhou’ Lula nem criticou economia do Brasil em reunião do Mercosul

As dez checagens mais malucas publicadas pelo Aos Fatos

As dez checagens mais malucas publicadas pelo Aos Fatos

falsoÉ falso que polícia descobriu ‘fazenda de celulares’ de Nikolas Ferreira

É falso que polícia descobriu ‘fazenda de celulares’ de Nikolas Ferreira

fátima
Fátima