🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo que exibe carros do Exército não é recente e circula na internet desde 2018

Por Priscila Pacheco

6 de setembro de 2021, 17h37

Um vídeo que mostra carros do Exército em Curitiba (PR) circula em postagens nas redes sociais como se fosse atual e relacionado ao próximo 7 de Setembro, o que é falso (veja aqui). O trecho exibido nos posts faz parte de uma filmagem mais longa do desfile cívico-militar na capital paranaense em 2018 e foi publicada originalmente em 8 de setembro daquele ano em um canal de YouTube.


Postagens enganam ao indicar que seria recente um vídeo que mostra veículos militares e que foi originalmente gravado em 2018. O registro, na verdade, está disponível no YouTube desde 8 de setembro daquele ano e mostra cenas do desfile cívico-militar do Sete de Setembro realizado na época em Curitiba (PR). Ao Aos Fatos, o autor do vídeo, Wilson Amaral, confirmou que as imagens são antigas.

O registro original tem oito minutos e mostra tanques de guerra e blindados andando pela avenida, onde há arquibancadas montadas. Alguns dos veículos aparecem também em reportagem do Balanço Geral, da RecordTV, sobre o desfile oficial de 2018.

Imagens de carros militares têm sido publicadas para insinuar que há uma preparação das Forças Armadas para as manifestações de 7 de Setembro em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em checagem anterior, Aos Fatos verificou que uma locomotiva com dezenas de blindados não circulava no Brasil, mas sim em uma ferrovia no Canadá.

Referências:

1. Aos Fatos
2. YouTube Exército Brasil
3. YouTube Balanço Geral


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.