É falso um vídeo que mostra manifestantes contrários ao ditador Nicolás Maduro ocupando o Palácio de Miraflores, sede do governo da Venezuela, em Caracas. O vídeo, que circula nas redes sociais com legenda enganosa, mostra protestos que aconteceram em 2022 no Sri Lanka.
As peças desinformativas já somaram mais de 20 mil visualizações no Instagram até a manhã desta segunda-feira (5).
O palácio já foi tomado por manifestantes, a era do Maduro vai, ou já ficou pra história.
O Palácio de Miraflores, na Venezuela, não foi ocupado por manifestantes após a reeleição contestada do ditador Nicolás Maduro, como afirmam publicações falsas nas redes. O vídeo mostra, na verdade, protestos em frente à residência presidencial do Sri Lanka, na cidade de Colombo.
Comparando as imagens do vídeo com fotos oficiais do Palácio de Miraflores — edifício presidencial venezuelano — é possível identificar que não se trata do mesmo local. Além de menor e com cores distintas, o prédio mostrado nas gravações fica próximo do mar, o que não corresponde à localização do Palácio de Miraflores.
Por meio de ferramentas de busca reversa, Aos Fatos identificou que as imagens foram compartilhadas no YouTube pela primeira vez em julho de 2022 pelo India Today, que noticiou os protestos no Sri Lanka. Na época, manifestantes invadiram o palácio presidencial e outros edifícios oficiais do país para pedir a renúncia do presidente Gotabaya Rajapaksa.
Imagens do edifício do Sri Lanka disponíveis no Google correspondem às exibidas no vídeo enganoso, que também foi desmentido pela Reuters.
Caminho da checagem
Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que a filmagem foi feita em 9 de julho de 2022 e mostrava imagens de protestos no Sri Lanka. A localização correta da gravação também foi confirmada por meio de comparações entre imagens disponíveis no Google dos edifícios oficiais da Venezuela e Sri Lanka.