🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Fevereiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra protesto contra ministros do STF e Temer nos EUA, não contra Lula

Por Marco Faustino

14 de fevereiro de 2023, 17h07

É falso que os vídeos de protestos de brasileiros em Nova York, reunidos em uma montagem difundida em posts nas redes, tenham sido gravados durante o encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, em fevereiro de 2023. Na realidade, os registros são de manifestações contra ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e contra o ex-presidente Michel Temer (MDB) em novembro de 2022, quando estiveram na cidade para uma conferência.

Publicações com as atribuições enganosas somavam 1.400 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (14)


Selo falso

O incompetente da República chegou nos EUA. Tu não é o pai dos pobres, Lula? Vai lá encarar o povão. O incompentente nomeado pelo STF sendo recebido nos EUA…

 Vídeos de protestos contra o ex-presidente Michel Temer e ministros do STF, em novembro de 2022, circulam como se fossem contra Lula, em fevereiro de 2023

Circula nas redes sociais uma montagem que atribui falsamente vídeos de protestos contra ministros do STF e o ex-presidente Michel Temer, em Nova York, em novembro de 2022, ao encontro de Lula com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, na última sexta-feira (10).

O primeiro vídeo que compõe a montagem mostra a chegada de Lula à Blair House, conhecida como a casa de hóspedes do presidente norte-americano, onde o mandatário ficou hospedado, em 9 de fevereiro. No registro, é possível ouvir somente gritos de “presidente” por parte das pessoas que aguardavam a chegada de Lula. No dia seguinte, um grupo pequeno de pessoas protestou contra e a favor do petista, mas as manifestações não estão na montagem.

O segundo vídeo mostra o momento em que o ex-presidente Michel Temer é hostilizado ao chegar no Sofitel Hotel, local onde ficou hospedado em Nova York, para participar da Conferência LIDE, que reuniu centenas de empresários entre 14 e 15 de novembro de 2022. Na ocasião, os manifestantes chamaram o ex-mandatário de “ladrão”, “cachorro” e “canalha”.

O evento contou também com a participação de ministros do STF, TSE (Tribunal Superior Eleitoral), TCU (Tribunal de Contas da União), além de autoridades monetárias, representantes de entidades de classe, gestores públicos e privados. O objetivo do encontro foi debater o respeito à liberdade, à democracia e à economia do Brasil a partir de 2023.

Os ministros do STF também ficaram hospedados no Sofitel Hotel e foram os principais alvos do protesto retratado no terceiro vídeo. Embora Aos Fatos não tenha encontrado o registro original, é possível ouvir na montagem os manifestantes gritando “SOS Forças Armadas”, “supremo é o povo”, “vai para a Venezuela” e “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. Na ocasião, Lula estava em viagem para a COP-27, no Egito.

Não houve manifestação semelhante à registrada no terceiro vídeo, em Nova York, durante a recente viagem de Lula, que ficou hospedado somente em Washington.

Referências:

1. YouTube (Poder 360 1, 2 e 3)
2. Aos Fatos
3. YouTube (Portal UAI)
4. Lide
5. Correio Braziliense
6. YouTube (DCM TV)
7. G1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.