🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo gravado em protesto bolsonarista de 15 de novembro circula nas redes como atual

Por Marco Faustino

19 de dezembro de 2022, 14h57

Diferentemente do que alegam posts nas redes, não foi gravado neste domingo (18) um vídeo que mostra uma grande concentração de manifestantes bolsonaristas em Brasília. O registro foi feito em 15 de novembro deste ano na frente do Quartel General do Exército na capital federal.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 25 mil compartilhamentos no Facebook e 1 milhão de visualizações no TikTok nesta segunda-feira (19).


Selo não é bem assim

Registro que mostra manifestação bolsonarista em frente ao Quartel General do Exército em Brasília em 15 de novembro

Um vídeo que mostra uma grande concentração de pessoas em manifestação de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília não foi gravado no último domingo (18), como é descrito em legenda enganosa, mas no dia 15 de novembro de 2022.

Por meio de busca reversa, o Aos Fatos encontrou o mesmo vídeo publicado por um usuário do Kwai em 16 de novembro. O registro mostra uma manifestação de simpatizantes do presidente em frente ao Quartel General do Exército em Brasília ocorrida no dia anterior (15), feriado da Proclamação da República. Neste ano, a data registrou movimentos de apoiadores do presidente contrários ao resultado das eleições.

Ao comparar vídeos e fotos de outros ângulos, Aos Fatos encontrou elementos idênticos que comprovam que a gravação foi realmente feita em novembro. Na comparação, é possível ver a mesma sequência de bandeiras do Brasil erguidas por apoiadores, além de estruturas nas cores azul e branco ao fundo (veja abaixo).

Comparativo mostra elementos idênticos entre o registro difundido pelas peças checadas e o um vídeo da manifestação realizada em 15 de novembro
Idênticos. Comparativo mostra elementos idênticos entre registro difundido pelas peças checadas e de manifestação em 15 de novembro

No domingo (18), houve uma nova manifestação de bolsonaristas em frente ao Quartel General do Exército na capital federal. Os registros disponíveis mostram um público menor do que o da manifestação realizada em novembro. Nesse domingo, inclusive, quatro pessoas foram atingidas por um raio e precisaram de atendimento médico.

Referências:

1. Kwai
2. G1
3. YouTube (Fontes 1 e 2)
4. Agência Brasil
5. Facebook (Fontes 1 e 2)
6. CNN Brasil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.