🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo mostra promoção em açougue lotado, não reação à queda do preço da carne

Por Luiz Fernando Menezes

15 de março de 2023, 18h10

Não é verdade que um vídeo que mostra uma aglomeração de pessoas diante do açougue de um supermercado tenha sido gravado após o anúncio de que o preço da carne bovina caiu 1,22%, como afirmam publicações que circulam nas redes. De acordo com a autora da gravação, trata-se de uma promoção realizada durante a inauguração do Mix Mateus, em Maracanaú (CE), no início de março, que não tem qualquer relação com o anúncio feito pelo IBGE (Índice Brasileiro de Geografia e Estatística).

A peça de desinformação foi compartilhada por congressistas petistas no começo da semana e acumulava milhares de compartilhamentos no Twitter e no Facebook até a tarde desta quarta-feira (15).


Selo falso

O Brasil voltou. Após queda no preço da carne vermelha de 1,22% em fevereiro, a maior queda nos últimos 15 meses, pessoas fazem a festa e saem de mãos cheias em um supermercado de Campina Grande (PB). É esse o país que a gente quer ver! Valeu, @Lulaoficial!

Vídeo de pessoas em supermercado circula fora de contexto como se mostrasse reação após notícia da queda do preço da carne

Publicações nas redes enganam ao afirmar que um vídeo que mostra o açougue de um supermercado lotado registraria a reação da população à queda do preço da carne bovina, anunciado no início desta semana. O vídeo original foi gravado no início do mês, na semana de inauguração de um mercado atacadista no Ceará, que vendia diversos produtos a preços promocionais.

Aos Fatos identificou que o vídeo foi publicado no dia 5 de março pela usuária do TikTok @dorilene_nutri (veja abaixo). Em contato com a reportagem, Dorilene Portela, responsável pelo perfil, confirmou ser a autora da gravação, que disse ter sido feita no supermercado Mix Mateus em Maracanaú (CE), inaugurado dias antes. Segundo Portela, o estabelecimento tinha anunciado um encarte de promoções que durou entre a data inauguração, 2 de março, e o domingo, 5 de março.

@dorilene_nutri

O lula pode nao ter baixado o preco da picanha mais o mix matheus baixou kkkkkkk

♬ som original - Dorilene Portela

A assessoria de imprensa do Mix Mateus também negou que o vídeo tenha alguma relação com a queda nos preços gerais da carne bovina. Segundo a empresa, os supermercados têm uma política para realizar promoções, tanto na semana da inauguração quanto depois.

Leia mais
Explicamos Por que os preços dos alimentos sobem tanto no Brasil

O IBGE anunciou no último sábado (11) — quase uma semana após a data de publicação do vídeo — que o preço da carne bovina caiu 1,22% em fevereiro. Essa foi a maior redução desde novembro de 2021. Cortes como a picanha (-2,63%) e o filé mignon (-1,77%) tiveram queda mais acentuada do que a média.

Referências:

1. Grupo Mateus
2. Folha de S.Paulo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.