Não é verdade que um vídeo mostra os últimos momentos antes da queda do avião da VoePass em Vinhedo (SP), como alegam publicações nas redes. A gravação original foi feita em julho de 2023 e registra o interior de uma aeronave da companhia aérea Star Perú, em um voo que saiu de Lima com destino a Tarapoto.
Postagens nas redes acumulavam centenas de curtidas no Facebook e 22 mil visualizações no Kwai até a tarde desta sexta-feira (16). O conteúdo falso também circula no Threads.
Momento de desespero. Veja momento em que ela filmou antes da queda do avião e mandou para sua vó. Infelizmente, todos se foram.
Um vídeo que mostra o interior de uma aeronave com pessoas em posição de segurança — quando colocam a cabeça entre as pernas — e gritos ao fundo não registra os últimos momentos antes da queda do avião da VoePass em Vinhedo. Essa alegação é falsa.
A gravação foi feita dentro de um avião da companhia aérea peruana Star Perú, no dia 24 de julho de 2023. Na ocasião, o piloto responsável pelo voo que saiu de Lima com destino à cidade de Tarapoto, precisou realizar um pouso de emergência devido a falhas técnicas.
Apesar do incidente, a aeronave pousou com segurança no aeroporto de Tarapoto.
Além disso, o áudio original do vídeo não é o mesmo que aparece nas peças desinformativas. Enquanto a gravação verdadeira mostra momentos de tensão e aplausos após o pouso feito com sucesso, o conteúdo falso utiliza gritos desesperados de pessoas que descobriram a morte de um parente.
Em um trecho, um homem diz “acabaram de descobrir, é parente deles. Acabaram de confirmar que é irmão delas”, enquanto mulheres ao fundo lamentam dizendo “eu quero meu irmão”. Nada disso condiz com o contexto do vídeo.
Após a queda do avião da VoePass na sexta-feira passada (9), começaram a circular nas redes publicações enganosas que mostram turbulências ou incidentes com outras aeronaves como se fossem o acidente em Vinhedo. Várias delas já foram desmentidas pelo Aos Fatos.
Essa peça de desinformação também foi verificada pelo E-farsas.
O caminho da checagem
Aos Fatos identificou, por meio de busca reversa de imagens, que a filmagem mostrava cenas de um voo da companhia aérea peruana Star Perú, durante um pouso de emergência em julho de 2023. Também localizamos trechos do vídeo em telejornais peruanos e observamos que o áudio era diferente do utilizado no vídeo enganoso. Também procuramos na imprensa peruana notícias que contextualizassem o episódio.