Vídeo sobre plano da esquerda para fraudar eleições com pesquisas é sátira

Compartilhe

É uma sátira o vídeo que cita um suposto plano elaborado pela esquerda para manipular as eleições por meio de pesquisas eleitorais. A gravação foi feita pelo humorista Warley Alberto Clauhs, que interpreta um personagem chamado Dr. Avacalho Ellys. Embora seja ficcional, o conteúdo começou a circular entre bolsonaristas nas redes como se fosse verídico.

Publicações com a alegação enganosa acumulavam 18 mil compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (21).


Selo falso

Lembram desse vídeo que circulou na internet e ninguém deu bola? Pois é, deveriam ter ido atrás desse cara e apreendido ele para que ele confessasse o que tinha falado, mas todo mundo achou que era fake! Foi exatamente o golpe que eles armaram e colocaram em prática! Alguém avisou com antecedência e gravou sem que soubessem!

Imagem de publicação que dissemina como real um vídeo satírico e fictício de um plano da esquerda para fraudar as eleições

Um vídeo satírico sobre um suposto plano para fraudar as eleições e as pesquisas eleitorais tem sido compartilhado como real nas redes. Na gravação, que simula uma câmera escondida, um homem afirma que as pesquisas eleitorais têm o papel de convencer a população de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na frente e, dessa forma, desmobilizar questionamentos a uma eventual vitória dele na eleição presidencial.

O homem é, na verdade, o humorista e imitador Warley Alberto Clauhs, ao interpretar um personagem que ele criou chamado Dr. Avacalho Ellhys, apresentado como “líder” dos advogados do PT. Em checagem anterior, Aos Fatos localizou a gravação original, publicada em formato de vídeo em abril no canal do humorista no YouTube. O conteúdo foi removido "devido a uma ordem judicial”, segundo um alerta da plataforma.

Em setembro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou a remoção de publicações que difundiam o áudio do vídeo e o atribuiam falsamente a Mauro Paulino, ex-diretor do Datafolha, após representação movida pela chapa de Lula. A coligação apontou a prática de propaganda irregular na internet, por meio da divulgação de desinformação sobre pesquisas de intenção de voto e urnas eletrônicas.

Clauhs tem um canal no Kwai, no qual o personagem fictício também é apresentado, de forma satírica, como advogado das empresas fabricantes de vacinas contra a Covid-19 e de outros políticos brasileiros, como o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), e o governador da Bahia, e Rui Costa (PT). Também conhecido como “Nana Arroba”, o comediante se candidatou a vereador em Açailândia (MA) em 2016, pelo PP, e na cidade de Rondon do Pará (PA) em 2020, pelo Republicanos. Nos dois pleitos, ele obteve vaga de suplente.

Compartilhe

Leia também

Teoria conspiratória sobre Kamala e Diddy viraliza entre brasileiros no X

Teoria conspiratória sobre Kamala e Diddy viraliza entre brasileiros no X

falsoÉ falso que Bolsa Família teve o dobro do reajuste dado a aposentados

É falso que Bolsa Família teve o dobro do reajuste dado a aposentados

falsoLula não mandou Exército sair da Amazônia e das fronteiras brasileiras

Lula não mandou Exército sair da Amazônia e das fronteiras brasileiras