Vídeo em que petroleiros cantam em apoio a Lula não teve áudio editado

Compartilhe

Não é verdade que um vídeo publicado nas redes oficiais do presidente Lula (PT) com funcionários da Petrobras e do estaleiro BrasFELS foi editado para inserir um áudio de pessoas cantando “olê, olê, olá, Lula! Lula!”, como fazem crer posts nas redes. A Secom (Secretaria de Comunicação Social) da Presidência enviou ao Aos Fatos um vídeo gravado de outro ângulo que prova que as pessoas presentes no encontro entoavam o cântico enquanto o petista se aproximava.

Publicações nas redes com o conteúdo enganoso acumulavam 30 mil curtidas no Instagram até a tarde desta-sexta-feira (21) e milhares de compartilhamentos no Facebook.

O encantador de serpente ataca outra vez. É só criar a narrativa correta. Lula edita áudio. Ninguém está cantando.

Post mente ao afirmar que o presidente Lula editou um vídeo para inserir um áudio falso de petroleiros cantando “olê, olê, olá, Lula!”.

Posts nas redes enganam ao sugerir que um vídeo publicado nas redes oficiais do presidente Lula no dia 17 de fevereiro teve um áudio falso inserido para mentir que funcionários da Petrobras e do estaleiro BrasFELS teriam cantado “olê, olê, olá, Lula! Lula!” enquanto o petista se aproximava do grupo. Em nota, a Secom explicou que o áudio é verdadeiro.

Os registros foram feitos durante a visita do mandatário à Feira de Negócios da Indústria Naval e Offshore Brasileira, no Terminal Marítimo Almirante Maximiano da Fonseca — Tebig — da Transpetro, em Angra dos Reis (RJ). Antes da solenidade de anúncio do programa de renovação da frota naval da Petrobras, Lula se encontrou com um grupo de funcionários das duas empresas.

A Secom enviou ao Aos Fatos um vídeo gravado por outro ângulo que mostra os funcionários das duas empresas entoando o cântico durante a chegada do petista (veja abaixo). A secretaria ainda explicou que “o presidente foi saudado pelos trabalhadores e enquanto cumprimenta alguns, os demais continuavam a cantar”.

Esta peça de desinformação também foi verificada pelo Estadão Verifica.

O caminho da apuração

Aos Fatos consultou a Secom, que enviou à reportagem um vídeo registrado de outro ângulo mostrando pessoas entoando o cântico. Aos Fatos constatou, usando ferramentas de aproximação de imagem, que funcionários presentes na ocasião de fato movimentavam os lábios conforme a canção.

Compartilhe

Leia também

Imagens geradas por IA e cenas fora de contexto viralizam após dia de caos no Rio de Janeiro

Imagens geradas por IA e cenas fora de contexto viralizam após dia de caos no Rio de Janeiro

Após críticas de Castro, posts viralizam ao culpar Lula por ação de traficantes em dia de caos no Rio de Janeiro

Após críticas de Castro, posts viralizam ao culpar Lula por ação de traficantes em dia de caos no Rio de Janeiro

falsoÉ falso que Rio decretou estágio de alerta 4 após operação contra o Comando Vermelho

É falso que Rio decretou estágio de alerta 4 após operação contra o Comando Vermelho

fátima
Fátima