Vídeo em que pessoa diz receber pensão de doador de esperma é sátira

Compartilhe

Trata-se de uma sátira o vídeo em que uma pessoa afirma ter processado um doador de esperma e conseguido na Justiça o direito de receber uma pensão equivalente a 40% de seu salário. A publicação foi feita pela conta de Kass Theaz, que publica apenas histórias ficcionais.

Posts brasileiros enganosos compartilham o vídeo satírico como se fosse real. Já acumulavam 4.000 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (20).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Processei o meu doador de esperma e agora recebo 40% do seu salário

Em vídeo satírico compartilhado nas redes, Kass Theaz alega ter processado doador de esperma e obtido o direito a receber pensão equivalente a 40% de seu salário

Posts nas redes têm compartilhado como se fosse real um vídeo satírico em que uma pessoa diz ter obtido na Justiça o direito de receber pensão de um doador de esperma. Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que a gravação foi feita em abril deste ano por Kass Theaz, cuja conta é conhecida por publicar histórias ficcionais. Apesar de o perfil deixar claro que se trata de uma sátira, o vídeo passou a circular como se fosse real em páginas brasileiras que publicam conteúdo machista.

@isatandstared #isatandstared #ivf #parenting ♬ original sound - Kass Theaz

Esta não é a primeira vez que vídeos satíricos da conta circulam fora de contexto. Em 2022, por exemplo, viralizou nas redes americanas a gravação em que Theaz diz ter processado os próprios pais por ter nascido. Na época, peças que alegavam que o registro era real foram desmentidas pelo Snopes.

Leia mais
Nas Redes É falso que vídeo mostra líder do MST chamando apoiadores do PT de ‘burros e trouxas’
Nas Redes Áudio satírico circula fora de contexto para fazer crer que Dino confessou plano para destruir a economia

No mesmo ano, também foram checadas publicações enganosas que tratavam como se fosse verdadeiro um relato em Theaz diz ser parente do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e alega que ele teria sido substituído por um irmão gêmeo após morrer anos atrás. Em gravação publicada posteriormente, o perfil ressaltou que se tratava de uma piada.

Referências

  1. Indy100
  2. TikTok (1 e 2)
  3. VerifyThis
  4. Snopes
  5. PolitiFact

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores