Vídeo que mostra Paulista lotada foi gravado em 2021, não no último domingo

Por Luiz Fernando Menezes

10 de junho de 2024, 13h53

Não foi registrado durante a manifestação do último domingo (9) contra o governo Lula e o ministro do STF Alexandre de Moraes o vídeo que mostra a avenida Paulista lotada de pessoas de verde e amarelo. A gravação original foi feita durante o ato de 7 de setembro de 2021, ainda na gestão de Jair Bolsonaro (PL), conforme Aos Fatos constatou via busca reversa.

Publicações com o vídeo descontextualizado acumulavam 320 mil visualizações no TikTok e 2.500 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (10).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Avenida Paulista 9/6/2024 ato fora Lula e fora Alexandre de Moraes

Vídeo da Paulista lotada circula com legenda enganosa que afirma que gravação foi feita em 9 de junho de 2024

Publicações têm compartilhado um vídeo antigo de uma manifestação na avenida Paulista como se fosse um registro do ato organizado por bolsonaristas na capital paulista no último domingo (9). Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que a gravação está disponível nas redes desde setembro de 2021.

Apesar de o registro original ter sido deletado posteriormente do TikTok, é possível encontrar duetos — posts em que um usuário replica um vídeo de outra conta e o usa como base para gerar um novo conteúdo — que exibem a filmagem e foram postados ainda durante o governo Bolsonaro.

Também há indícios na imagem que permitem atestar que a gravação ocorreu durante o 7 de Setembro de 2021 (veja abaixo): o carro de som que aparece nas peças de desinformação está estacionado no mesmo local e ostenta as mesmas faixas que aparecem em registros do evento daquele ano. Mudanças na posição do sol e no toldo que cobre o veículo indicam que a gravação foi feita em momentos diferentes do mesmo dia.

Imagens da avenida Paulista lado a lado mostram a mesma cena, mas de ângulos diferentes
Comparação. Vídeo que vem sendo compartilhado de maneira descontextualizada (à esq.) como se fosse do último domingo foi gravado no 7 de Setembro de 2021 (Reprodução/X).

Leia mais
Nas Redes Vídeo antigo volta às redes como se fosse de ato bolsonarista recente na avenida Paulista
Nas Redes Vídeo mostra ato bolsonarista na Avenida Paulista em 2021, não em 2022

O carro que é mostrado no vídeo fora de contexto não aparece nas imagens do ato bolsonarista do último domingo (9). Ainda que não haja estimativa oficial de público, também é possível observar pelas fotos do evento (veja aqui e aqui) que a adesão ao ato de 2021 foi bem superior à registrada no protesto deste ano.

Apoiadores de Bolsonaro se reuniram na avenida Paulista em um ato convocado por deputados como Carla Zambelli (PL-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS) para exigir o impeachment do presidente Lula e do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

Referências:

1. Folha de S.Paulo
2. Poder360
3. UOL

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.