Posts compartilham paródia de robô assassino armado como se mostrasse vídeo real

Compartilhe

É falso que um vídeo mostra um teste real de identificação de seres humanos conduzido com um robô armado que usa inteligência artificial. A gravação que circula nas redes é uma paródia produzida pelo estúdio americano Corridor com o uso de elementos de computação gráfica. O conteúdo foi publicado no canal da empresa no YouTube em 2019 para satirizar as máquinas criadas pela companhia de engenharia robótica Boston Dynamics.

Publicações que compartilham o conteúdo humorístico fora de contexto acumulavam 2.700 compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (3).


Selo falso

Olha só o que a inteligência artificial pode fazer. Ela tem que identificar qual é o ser humano, porque se ela errar, adeus o ser humano

Ao fundo, vídeo mostra paródia em que robô armado deve identificar qual dentre duas figuras encapuzadas é um ser humano; à frente, aparece a figura de um homem não identificado e a legenda: eles testar um robô humano olha o que aconteceu

Usuários têm compartilhado nas redes uma paródia publicada pelo estúdio americano Corridor em seu canal do YouTube em outubro de 2019 como se mostrasse um teste real conduzido com um robô armado e alimentado com inteligência artificial. Intitulado “Novo robô torna soldados obsoletos”, o conteúdo satiriza as máquinas criadas pela empresa de engenharia robótica Boston Dynamics. Na descrição do vídeo, os criadores alertam que se trata de conteúdo satírico.

Os bastidores de gravação foram publicados pelo canal na mesma época. Neles, é possível verificar que o robô que aparece nas imagens foi criado a partir da captura de movimentos de um ator, posteriormente transformado em máquina com o auxílio de recursos de computação gráfica.

No ano passado, o Aos Fatos desmentiu publicações que afirmavam que o rei do Bahrein, Hamad bin Isa Al Khalifa, teria feito uma aparição pública sendo escoltado por um robô armado. Além de o homem apontado possuir diferenças físicas nítidas com o monarca, a máquina que o acompanhava era, na verdade, uma pessoa fantasiada.

Referências

  1. Corridor Digital (1, 2 e 3)
  2. Boston Dynamics
  3. Aos Fatos

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo engana ao dizer que desfile do 7 de Setembro em Brasília estava vazio

Vídeo engana ao dizer que desfile do 7 de Setembro em Brasília estava vazio

falsoÉ falso que apresentadora da CNN defendeu Silvio Almeida das acusações de assédio

É falso que apresentadora da CNN defendeu Silvio Almeida das acusações de assédio

falsoVídeo do 7 de Setembro de 2022 circula como se fosse deste ano

Vídeo do 7 de Setembro de 2022 circula como se fosse deste ano