🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Julho de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra vigília de bolsonaristas em frente ao Hospital Vila Nova Star

Por Luiz Fernando Menezes

19 de julho de 2021, 15h07

Um vídeo gravado em uma manifestação bolsonarista em 1º de maio na avenida Paulista circula nas redes sociais (veja aqui) como se mostrasse uma vigília em frente ao hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde o presidente Jair Bolsonaro esteve internado até domingo (18).

Postagens com o contexto enganoso reuniam ao menos 4.500 compartilhamentos no Facebook na tarde desta segunda-feira (19) e foram marcadas com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma ‌(‌saiba‌ ‌como‌ ‌funciona‌). Pedidos de checagem deste conteúdo também foram enviados pelo WhatsApp (Fale com a Fátima).


Em frente ao hospital onde Bolsonaro está internado!!!

Não mostra uma vigília de apoiadores em frente ao hospital em que o presidente Jair Bolsonaro ficou internado um vídeo que circula em postagens nas redes com essa atribuição. As imagens foram gravadas em 1º de maio deste ano durante um ato pró-governo na avenida Paulista, em São Paulo. O registro chegou a ser publicado na época pelo próprio presidente e pelo senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ).

Na imagem, é possível ver o prédio da sede da emissora CNN Brasil. A distância entre esse ponto da avenida Paulista e o Hospital Vila Nova Star, onde o presidente ficou internado até domingo (18), é de mais de 4 km, segundo o Google Maps.

Bolsonaro deu entrada no Vila Nova Star na quarta-feira (14) com obstrução intestinal e recebeu alta na manhã de domingo (18). Nesse período, manifestantes contra e a favor do governo foram até a porta do hospital, mas não houve registro de grandes aglomerações.

Referências:

1. UOL
2. Twitter (@jairbolsonaro)
3. Facebook (Flávio Bolsonaro)
4. Google Maps
5. EBC (1 e 2)
6. Folha de S.Paulo


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.