Vídeo não mostra reconciliação entre Trump e Musk

Compartilhe

Não é verdade que um vídeo que circula nas redes mostra a reconciliação entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o empresário Elon Musk. As peças de desinformação compartilham uma filmagem de 2024 — anterior, portanto, ao recente conflito entre o republicano e o empresário.

As peças enganosas somavam centenas de compartilhamentos no X e no Facebook até a tarde desta quinta-feira (12).

Trump e Musk se reconciliam em encontro na Space X

rint de post que mostra um frame de um vídeo em que o empresário Elon Musk — homem branco de cabelo castanho escuro que aparece usando óculos e jaqueta e camiseta pretas — cumprimenta o presidente dos EUA, Donald Trump — homem branco de cabelo loiro que aparece usando um terno azul marinho, gravata em tom vinho e boné vermelho. Legenda diz: ‘Musk e Trump se reconciliam em encontro na SpaceX’.

Posts nas redes têm compartilhado um vídeo antigo para alegar que Trump e Musk teriam se reconciliado publicamente nos últimos dias. O registro foi feito em 19 de novembro de 2024, quando o empresário ainda era era chefe do Doge, Departamento de Eficiência Governamental americano.

A filmagem retrata a visita de Trump à Starbase, polo industrial no sul do Texas que serve como sede do programa Starship, da SpaceX — uma das empresas de Musk. Na ocasião, o presidente americano assistiu ao lançamento de um foguete reutilizável da empresa.

No dia 5 de junho, Trump e Musk se desentenderam publicamente nas redes após a saída do empresário do Doge.

O conflito começou após Musk tecer críticas ao projeto orçamentário do governo. Em meio aos ataques, o magnata afirmou, sem apresentar provas, que o presidente americano aparece em arquivos ainda não divulgados relacionados a Jeffrey Epstein, bilionário morto em 2019 enquanto aguardava julgamento por acusações de tráfico sexual.

Na última quarta-feira (11), Musk disse no X que se arrependia de algumas publicações feitas sobre Trump. A Casa Branca afirmou que o presidente agradeceu o pedido de desculpas. Fontes ouvidas pela Reuters e pelo New York Times disseram que a manifestação pública ocorreu após ambos se falarem por telefone.

Em busca nas redes de Musk e de Trump e em veículos da imprensa internacional, Aos Fatos não localizou nenhuma filmagem recente que mostrasse o presidente e o empresário juntos.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos localizou o registro original e verificou que a gravação foi feita em novembro de 2024, antes do desentendimento recente entre Trump e Musk.

Também consultamos a imprensa para verificar os desdobramentos da troca de farpas, que incluem uma publicação em que Musk se diz arrependido e a afirmação da Casa Branca de que Trump teria apreciado o gesto do empresário.

Referências

  1. Facebook
  2. CNN Brasil (1 e 2)
  3. AP News
  4. Forbes
  5. X
  6. g1

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que governo Lula apreendeu 30 mil cabeças de gado e enviou para Cuba

É falso que governo Lula apreendeu 30 mil cabeças de gado e enviou para Cuba

Às vésperas da COP30, senadores usam desinformação para defender exploração de petróleo na foz do Amazonas

Às vésperas da COP30, senadores usam desinformação para defender exploração de petróleo na foz do Amazonas

falsoGravação mostra treinamento policial, não sequestro de estrangeiros em Belém na véspera da COP30

Gravação mostra treinamento policial, não sequestro de estrangeiros em Belém na véspera da COP30

fátima
Fátima