🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra recepção a Bolsonaro em aeroporto de Nova York

Por Luiz Fernando Menezes

22 de setembro de 2021, 13h11

Não foi gravado em um aeroporto de Nova York, nos EUA, o vídeo que mostra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sendo ovacionado por centenas de pessoas ao desembarcar (veja aqui). O registro original foi gravado em junho de 2017 em Natal (RN), quando o então deputado federal participou de um evento agrícola. Dias após a gravação, o PSL oficializou a candidatura dele à Presidência da República.

Esta peça de desinformação tem sido compartilhada principalmente no Facebook, onde reunia mais de 80 mil compartilhamentos até a tarde desta quarta-feira (22).


Um vídeo antigo circula nas redes sociais fora de contexto para fazer crer que o presidente Bolsonaro teria sido recebido por centenas de pessoas no aeroporto ao chegar a Nova York no domingo (19) para a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). As imagens, no entanto, foram gravadas em junho de 2017, em Natal (RN).

Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou o registro nos jornais locais Portal N10 e Nova Parnamirim Notícias e em diversas postagens de bolsonaristas no Facebook.

Na época, Bolsonaro viajou para a capital potiguar para participar de um evento promovido pela União Nordestina dos Plantadores de Cana de Açúcar. Segundo o Estadão, cerca de 500 pessoas recepcionaram o então deputado federal com gritos a favor de sua candidatura à Presidência da República. Na peça de desinformação, no entanto, as falas dos apoiadores foram substituídas pela música "Locked Out of Heaven", de Bruno Mars.

Aos Fatos não encontrou nenhum registro de que Bolsonaro tenha sido recebido por uma multidão no aeroporto de Nova York. O presidente chegou à cidade no domingo (19) e retornou à Brasília na manhã desta quarta-feira (22).

A mesma gravação já foi usada em outra ocasião fora de contexto para inflar a popularidade de Bolsonaro. Em maio deste ano, quando o presidente viajou para Quito, no Equador, para participar da posse de Guillermo Lasso, o vídeo também circulou nas redes para sugerir que apoiadores o teriam saudado no aeroporto.

Esta peça de desinformação também foi desmentida pela Agência Lupa, pelo Boatos.org e pelo Estadão Verifica.

Referências:

1. PortalN10
2. Nova Parnamirim Oficial
3. Estadão
4. Planalto
5. Aos Fatos


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos do Facebook. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.