Vídeo não mostra prisão do assassino de Charlie Kirk

Compartilhe

Não é verdade que o vídeo que mostra uma pessoa sendo detida retrata a prisão do assassino do ativista político americano Charlie Kirk. O homem que aparece nas imagens compartilhadas pelas peças de desinformação possui características físicas diferentes do suspeito preso pela polícia nesta sexta-feira (12). Além disso, o rifle que aparece na gravação é um equipamento de pressão, e não uma arma de fogo real.

As peças que compartilham o vídeo fora de contexto somavam centenas de compartilhamentos no Facebook e no X até a tarde desta sexta (12).

Parece que esse é o assassino do Charlie Kirk. O rifle usado aparece em 1:20. Que esse criminoso seja punido severamente.

Captura de tela de um post no X que compartilha uma publicação em inglês. Texto diz: ‘Parece que esse é o assassino do Charlie Kirk. O rifle usado aparece em 1:20. Que esse criminoso seja punido severamente’. Abaixo, aparece uma cena que mostra um estacionamento. Ao fundo, há uma parede com um mural colorido e carros estacionados, incluindo uma viatura de polícia próxima à calçada. Na frente, no canto direito, parte de um carro branco é visível.

Posts enganam ao compartilhar um vídeo que mostra uma pessoa sendo detida nas ruas de Provo, no estado americano de Utah, como se fosse o registro do momento em que policiais prendem o suspeito de assassinar Charlie Kirk. A pessoa que aparece nas imagens possui características físicas diferentes do suspeito preso pela polícia nesta sexta (12).

Identificado como Tyler Robinson, de 22 anos, o suspeito teve diversas imagens divulgadas pela polícia (veja aqui, aqui e aqui). Nelas, é possível ver que Robinson é jovem e magro e tem pele branca, rosto fino e cabelo curto e escuro.

Já a pessoa que aparece nas imagens compartilhadas pelas peças enganosas é um homem mais velho, de cabelos grisalhos, com porte físico maior do que o de Robinson (veja o comparativo abaixo).

Montagem com três fotos e legendas comparativas. No canto superior esquerdo, foto de rosto de um homem jovem, de pele clara, cabelo curto e escuro, descrito como ‘suspeito preso pela polícia americana — indivíduo jovem de pele branca, magro, de rosto fino e cabelo curto e preto’. Abaixo, outra imagem mostra um homem usando boné, óculos escuros e camisa preta de manga comprida com estampa, caminhando em um local público. À direita, foto de um homem mais velho, de cabelos grisalhos e camiseta branca, sendo escoltado por policiais perto de uma viatura. A legenda destaca: ‘homem mais velho, cabelos grisalhos e porte físico maior do que Robinson’.
Comparativo mostra diferenças entre suspeito de assassinar Kirk e homem que aparece em posts enganosos (Reprodução)

Além disso, o homem do vídeo compartilhado pelas peças de desinformação aparece portando uma arma de pressão, identificável por um círculo vermelho presente na coronha (parte traseira da arma). O equipamento usado no crime foi um rifle real de alta potência.

Segundo a polícia, o suspeito de matar Kirk foi entregue às autoridades pelos familiares. A prisão ocorreu a mais de 400 quilômetros do local do crime, na cidade de St. George, também em Utah. As autoridades acreditam que Robinson agiu sozinho, mas as investigações ainda estão em curso.

Embora Aos Fatos não tenha encontrado o registro original, o vídeo compartilhado pelas peças de desinformação começou a ganhar tração nas redes poucas horas após o assassinato de Kirk, ocorrido na última quarta (10). Nele, um homem é algemado e colocado dentro de uma viatura em Provo, cidade vizinha a Orem, local do assassinato.

Ainda na quarta-feira, o departamento de Segurança Pública de Utah chegou a deter duas pessoas, que foram liberadas logo em seguida por não terem ligação com o crime. Os indivíduos detidos também não tinham qualquer semelhança física com a pessoa que aparece no vídeo.

O caminho da apuração

Aos Fatos consultou comunicados de imprensa do Departamento de Segurança Pública de Utah e assistiu à coletiva de imprensa do governo. Uma comparação entre as imagens divulgadas pelas autoridades e as do vídeo que circula nas redes mostrou que o suposto assassino de Charlie Kirk é mais jovem e mais magro do que o indivíduo que aparece no vídeo enganoso.

Além disso, foi verificado que a arma que aparece na gravação é um equipamento de airsoft, não um rifle de verdade, e que o local da prisão do suspeito pela morte de Kirk está situado a mais de 400 km do local onde foi filmado o vídeo.

Compartilhe

Leia também

falsoFoi gerada por IA cena que mostra passagem de tornado por cidade do Paraná

Foi gerada por IA cena que mostra passagem de tornado por cidade do Paraná

falsoGravação que registra navio da COP30 em chamas foi gerada por inteligência artificial

Gravação que registra navio da COP30 em chamas foi gerada por inteligência artificial

Vídeos gerados com Sora 2 desinformam e somam mais de 40 milhões de visualizações no TikTok

Vídeos gerados com Sora 2 desinformam e somam mais de 40 milhões de visualizações no TikTok

fátima
Fátima