Vídeo não mostra operação policial na casa de Frei Gilson

Compartilhe

Não é Frei Gilson o homem que aparece discutindo com policiais federais durante uma ação de busca e apreensão em sua casa. A gravação, na verdade, registra o momento em que o secretário de Assistência Social de Várzea Grande (MT), Gustavo Henrique Duarte, briga com os agentes. Duarte é um dos alvos de uma investigação da PF (Polícia Federal) que apura a disseminação de desinformação eleitoral.

O vídeo com o falso contexto acumulava centenas de compartilhamentos no Facebook e de curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (17). Publicações semelhantes também circulam no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Vejam a que ponto chegou a perseguição política no nosso país… PF invadindo a casa do Bispo Gilson, só pq ele fez lives de oração para patriotas

Vídeo do Metrópoles que mostra homem calvo sentado enquanto policiais leem papeis circula no Instagram com a legenda ‘Vejam a que ponto chegou a perseguição política no nosso país… PF invadindo a casa do Bispo Gilson, só pq ele fez lives de oração para patriotas’. Ao lado, há diversos comentários de usuários da rede social

São mentirosas as publicações que afirmam que a PF invadiu a casa de Frei Gilson e que isso seria uma prova clara de perseguição política do governo federal e do STF (Supremo Tribunal Federal) contra bolsonaristas. Os posts compartilham um vídeo publicado pelo Metrópoles em meio a uma operação de busca e apreensão na residência do pastor Gustavo Henrique Duarte na última sexta-feira (14).

Duarte é secretário de Assistência Social de Várzea Grande (MT) e é investigado no âmbito da Operação Fake News, que apura a disseminação de informações falsas em 2022 contra o governador matogrossense Mauro Mendes (União Brasil). A PF tenta verificar se a equipe da atual prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, fez uso irregular das redes sociais para espalhar mentiras na época das eleições.

O vídeo que aparece nas publicações mostra o momento em que os policiais cumprem o mandado de busca e apreensão na residência do secretário. Por causa da confusão, os policiais prenderam Duarte por desacato. O secretário foi ouvido na sede da PF e liberado em seguida.

A operação não tem nenhuma relação com o Frei Gilson da Silva Pupo Azevedo, líder religioso que tem sido alvo de ataques da esquerda nas últimas semanas. O religioso sequer mora em Mato Grosso: atualmente, ele integra a congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo, em São Paulo.

Comparação mostra dois homens: na esquerda, homem calvo de blazer azul e camisa branca fala ao microfone; na direita, homem calvo e com uma túnica franciscana marrom segura o microfone com uma das mãos.
Duarte (à esq.), tem cabelo grisalho e sobrancelhas mais ralas do que Frei Gilson (à dir.) (Reprodução)

Uma comparação física entre os dois atesta que o homem no vídeo não é Frei Gilson: Duarte possui lábios mais grossos, sobrancelhas mais ralas e cabelo mais grisalho do que o sacerdote.

Vale ressaltar que Frei Gilson não é bispo da Igreja Católica, como afirmam as peças. Segundo a lista da CNBB (Conferência Nacional de Bispos do Brasil) há apenas um bispo de mesmo nome: dom Gilson Andrade da Silva, de Nova Iguaçu (RJ).

O caminho da apuração

Aos Fatos buscou o contexto original do vídeo e informações suplementares sobre a Operação Fake News. Também procuramos fotos e vídeos de Frei Gilson para realizar uma comparação física entre os dois citados.

Referências

  1. Metrópoles (1 e 2)
  2. g1
  3. CNN Brasil
  4. CNBB

Compartilhe

Leia também

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

Japinha do CV não morreu e, na verdade, sequer é quem todo mundo pensava que era

falsoVídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

Vídeo de ato muçulmano em Nova York é de 2023 e não tem relação com novo prefeito

falsoVídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

Vídeo que mostra suposta rota de fuga de chefe do Comando Vermelho foi gerado por IA

fátima
Fátima