Vídeo não mostra obra do governo Bolsonaro, mas reparo em ferrovia na Estônia

Por Marco Faustino

21 de janeiro de 2022, 17h20

Não é verdade que uma ferrovia em obras mostrada em vídeo que circula nas redes sociais seja um projeto realizado pelo governo Bolsonaro entre o Mato Grosso e o Maranhão (veja aqui). A gravação foi feita na Estônia em 2017 e registra um reparo em uma linha férrea local. O Ministério da Infraestrutura também disse que não há uma estrada de ferro em construção entre os dois estados brasileiros.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos 7.500 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (18).


Selo falso

Ferrovia MT / MA. GOVERNO DO MITO EM AÇÃO.

Foi gravado na Estônia, em 2017, um vídeo que vem sendo compartilhado como se fosse uma ferrovia construída pelo governo Bolsonaro entre Mato Grosso e Maranhão. O vídeo original foi publicado pelo canal de YouTube diieselrong em outubro daquele ano.

O canal costuma veicular vídeos de trens e ferrovias de países do leste europeu, como a Estônia, Letônia e Lituânia. Na descrição desta gravação, é informado que se trata da reparação completa de uma ferrovia na Estônia naquele ano (confira abaixo).

Em nota ao Aos Fatos, o Ministério da Infraestrutura informou que não há ferrovia em construção que ligue Mato Grosso e Maranhão. O Departamento de Transporte Ferroviário, da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, também negou a existência da obra.

Referências:

1. YouTube


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.