🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra obra do governo Bolsonaro, mas reparo em ferrovia na Estônia

Por Marco Faustino

21 de janeiro de 2022, 17h20

Não é verdade que uma ferrovia em obras mostrada em vídeo que circula nas redes sociais seja um projeto realizado pelo governo Bolsonaro entre o Mato Grosso e o Maranhão (veja aqui). A gravação foi feita na Estônia em 2017 e registra um reparo em uma linha férrea local. O Ministério da Infraestrutura também disse que não há uma estrada de ferro em construção entre os dois estados brasileiros.

Publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos 7.500 compartilhamentos no Facebook nesta terça-feira (18).


Selo falso

Ferrovia MT / MA. GOVERNO DO MITO EM AÇÃO.

Foi gravado na Estônia, em 2017, um vídeo que vem sendo compartilhado como se fosse uma ferrovia construída pelo governo Bolsonaro entre Mato Grosso e Maranhão. O vídeo original foi publicado pelo canal de YouTube diieselrong em outubro daquele ano.

O canal costuma veicular vídeos de trens e ferrovias de países do leste europeu, como a Estônia, Letônia e Lituânia. Na descrição desta gravação, é informado que se trata da reparação completa de uma ferrovia na Estônia naquele ano (confira abaixo).

Em nota ao Aos Fatos, o Ministério da Infraestrutura informou que não há ferrovia em construção que ligue Mato Grosso e Maranhão. O Departamento de Transporte Ferroviário, da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, também negou a existência da obra.

Referências:

1. YouTube


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.