Vídeo não mostra movimentação militar recente de Israel na fronteira com o Líbano

Compartilhe

Não é verdade que um vídeo de caminhões carregando tanques de guerra mostra uma movimentação recente do exército israelense na fronteira com o Líbano. As peças de desinformação usam uma gravação antiga, feita em outubro de 2023, quando militares de Israel se deslocavam para uma cidade próxima à Faixa de Gaza.

O vídeo descontextualizado acumulava, até a tarde desta segunda-feira (24), mais de 50 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook. Os posts enganosos também circulam no Kwai.

Israel se prepara para ataque sem precedentes. A divisão de paraquedistas do exército israelita já chegou de Gaza à fronteira com o Líbano

Caminhões levam tanques de guerra em rodovia; legenda diz ‘Gogue e Magogue diante de nós’

Com a intensificação do conflito entre Israel e o grupo xiita Hezbollah, passou a circular nas redes um vídeo fora de contexto que mostra a movimentação de um comboio militar israelense. Diferentemente do que alegam os posts enganosos, as imagens não foram registradas recentemente na fronteira com o Líbano, e sim em 2023 nos arredores da Faixa de Gaza.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que o vídeo original foi publicado pela Forbes em outubro daquele ano com o título “tanques são deslocados para a cidade israelense Re’im, local atacado por militantes do Hamas”.

A cidade de Re’im fica na fronteira com a Faixa de Gaza, a centenas de quilômetros de distância do Líbano (veja abaixo).

Linha azul liga a cidade de Re’ím ao Líbano em um mapa; janela diz que distância é de 473 km.
Cidade de Re’im está localizada no extremo oeste de Israel e fronteira do Líbano está ao norte (Google Maps)

É fato, no entanto, que uma divisão do exército israelense foi enviada à fronteira na última semana em meio à tensão causada por um ataque com pagers que matou dezenas de libaneses no último dia 17. A ação é atribuída ao governo de Israel, que não assumiu a autoria do atentado.

Os ataques entre os dois grupos, que ocorrem em meio ao conflito entre Israel e Palestina, já resultaram na morte de centenas de pessoas.

O caminho da apuração

Aos Fatos realizou uma busca reversa de frames do vídeo e encontrou a gravação no canal oficial da Forbes. Foi feita, então, uma busca pela localização da cidade onde se passou a gravação para calcular a distância entre o local e a fronteira com o Líbano.
Também buscamos informações publicadas na imprensa nacional sobre o conflito entre Israel e o grupo xiita Hezbollah para construção do contexto da checagem.

Compartilhe

Leia também

Nove em cada 10 anúncios nativos sobre saúde em sites de notícias contêm desinformação

Nove em cada 10 anúncios nativos sobre saúde em sites de notícias contêm desinformação

não é bem assimPosts omitem que isenção fiscal para eventos não beneficiou apenas apoiadores de Lula

Posts omitem que isenção fiscal para eventos não beneficiou apenas apoiadores de Lula

falsoImagem que mostra Benjamin Netanyahu hospitalizado foi gerada por IA

Imagem que mostra Benjamin Netanyahu hospitalizado foi gerada por IA