🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2019. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra motoqueiros roubando madeira da Amazônia

Por Luiz Fernando Menezes

16 de setembro de 2019, 15h12

É falso que um vídeo em que motoqueiros aparecem carregando toras de madeira retrate bolivianos, peruanos e venezuelanos roubando madeira da Amazônia brasileira, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui). As imagens, na verdade, foram gravadas nas Filipinas e mostram a limpeza de um terreno em Dávao, no sul do país.

O vídeo descontextualizado já foi compartilhado mais de 6.000 vezes no Facebook, onde foi denunciado por usuários. As publicações foram marcadas como FALSAS na ferramenta de verificação da rede social (saiba como funciona).


FALSO

Essas motos entram na Floresta amazônica pela Bolívia, Peru e Venezuela. Somos roubados o tempo todo....

Um vídeo que mostra motoqueiros carregando grandes toras de madeira tem circulado nas redes sociais como se retratasse estrangeiros roubando madeira da Amazônia brasileira. As imagens, no entanto, foram gravadas nas Filipinas no dia 6 de agosto, quando motociclistas ajudaram uma família a retirar a madeira de um terreno.

O vídeo está disponível no site de distribuição de conteúdo Newsflare. De acordo com a sua descrição, uma família derrubou as árvores para limpar a área próxima a sua casa na cidade de Dávao, e os motoqueiros retiraram as toras de madeira em troca de arroz.

O Boatos.org realizou uma checagem semelhante sobre o vídeo.

Referências:

1. Newsflare


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.