Vídeo não mostra Lula sendo expulso de evento por segurança de ‘rei árabe’

Compartilhe

É falso que o presidente Lula (PT) foi expulso de um evento pelo segurança de um “rei árabe”, que teria optado por cumprimentar o presidente americano Donald Trump. Além de compararem cenas de eventos distintos, as peças de desinformação enganam na identificação dos personagens: quem interage com Lula é o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga; já a pessoa ao lado de Trump é o príncipe saudita Mohammed bin Salman.

Publicações com o conteúdo descontextualizado acumulavam 1,1 milhão de visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (11).

Donald Trump com o rei árabe. ‘Aqui não. Fica ali’. Luladrão tentou ficar perto do rei, mas foi expulso pelo segurança.

Alt text: Print de vídeo publicado no TikTok que mostra, na parte superior, um cumprimento entre o presidente Donald Trump — homem branco, de cabelos grisalhos, que usa terno azul, camisa branca e gravata rosa —, e o príncipe saudita Mohammed bin Salman — homem pardo, de barba, usa um keffiyeh e uma túnica branca. Abaixo, aparecem vários líderes mundiais, como o presidente Lula — homem branco de cabelos grisalhos, que veste terno escuro, camisa branca e gravata listrada — e o presidente do Banco Mundial, Ajay Banca — homem branco, de barba, que usa terno escuro, camisa branca, gravata e turbante vermelhos. Texto diz: ‘Donald Trump com o rei árabe. ‘Aqui não. Fica ali’. Luladrão tentou ficar perto do rei, mas foi expulso pelo segurança’.

Uma cena registrada durante a Cúpula do G7 do ano passado tem sido descontextualizada nas redes para alegar que Lula teria sido expulso de um evento pelo segurança de um “rei árabe”. Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou registros do momento, que na verdade mostra o presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, orientando o petista sobre como se posicionar para a foto oficial da cúpula.

A continuação da cena — omitida pelas peças enganosas — mostra o presidente do Banco Mundial se aproximando de Lula e indicando no chão as marcações que orientam o posicionamento dos líderes para a foto. Em seguida, o presidente brasileiro chama um tradutor para auxiliar no diálogo (veja abaixo).

Já o homem de turbante branco que aparece ao fundo da foto e é identificado pelas peças enganosas como o “rei árabe” é, na verdade, o presidente dos Emirados Árabes Unidos, o sheik Mohammed bin Zayed Al Nahyan.

O vídeo viral ainda engana ao afirmar que Al Nahyan seria a mesma pessoa que aparece cumprimentando o presidente americano Donald Trump diante de fotógrafos. Quem está ao lado do republicano é o príncipe saudita Mohammed bin Salman.

A cena que mostra Trump cumprimentando o príncipe saudita não foi registrada na Cúpula do G7. A foto foi tirada durante um fórum de investimentos entre EUA e Arábia Saudita, que ocorreu em maio deste ano no país do Oriente Médio (veja abaixo).

Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Fato ou Fake e pelo UOL Confere.

O caminho da apuração

Aos Fatos fez uma busca reversa de imagem e confirmou que as duas cenas foram registradas em momentos distintos. Além disso, a reportagem constatou que o suposto “segurança do rei árabe” é, na verdade, Ajay Banga, presidente do Banco Mundial, e os dois homens de turbante branco são pessoas diferentes.

No registro com Donald Trump, quem aparece é o príncipe saudita Mohammed bin Salman, enquanto no registro do G7 quem está é o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed Al Nahyan.

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima