🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra lançamento da candidatura de Bolsonaro, mas ato de 7 de Setembro

Por Priscila Pacheco

8 de abril de 2022, 12h37

Um vídeo que mostra a manifestação bolsonarista no 7 de Setembro do ano passado em Brasília tem circulado em postagens como se fosse o ato de lançamento da candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição (veja aqui). O mandatário anunciou que é pré-candidato às eleições apenas em março deste ano, em um evento fechado no Centro Internacional de Convenções, na capital federal.

Postagens que tiram as imagens do contexto original reuniam ao menos 3.600 compartilhamentos nesta sexta-feira (8) no Facebook.


Selo falso

Vídeo de 7 de setembro de 2021 é compartilhado como se fosse lançamento da candidatura de Bolsonaro

Não é verdade que o vídeo que mostra uma multidão de verde e amarelo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, seja um registro do lançamento da candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição. As imagens são da manifestação bolsonarista realizada na capital federal em 7 de Setembro de 2021.

Embora Aos Fatos não tenha encontrado o vídeo original, é possível observar em imagens similares às da peça checada elementos presentes naquela manifestação, como o caminhão em que Bolsonaro discursou, os manifestantes ao redor de um retângulo vazio e uma bandeira verde e amarela em destaque.

Vídeo gravado em 7 de setembro mostra bandeira na multidão e retângulo vazio na Esplanada dos Ministérios
Brasília. Vídeo de 7 de setembro de 2021 mostra cenas semelhantes às do vídeo usado para desinformar

Na ocasião, o presidente atacou o STF (Supremo Tribunal Federal) em discurso e depois seguiu para outro protesto em São Paulo, onde repetiu os ataques. A Polícia Militar do Distrito Federal estimou a presença de 105 mil pessoas na Esplanada.

Bolsonaro anunciou a sua pré-candidatura à Presidência da República em um evento em 27 de março no Centro Internacional de Convenções de Brasília, um local fechado. Por razões legais, uma vez que o período das convenções partidárias está marcado para julho e agosto, o evento foi anunciado como um “encontro nacional de filiações”.

Referências:

1. Estadão
2. O Tempo
3. Band (Fontes 1 e 2)
4. Metrópoles
5. Poder360
6. TSE


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.