São falsas as publicações que afirmam que a cantora Ivete Sangalo foi flagrada cheirando cocaína durante um show no Carnaval deste ano. A gravação viral, na verdade, mostra o momento que a artista usa soro fisiológico em pó. Cenas semelhantes já foram registradas anteriormente durante outros eventos de Ivete, que já desmentiu as alegações pessoalmente.
As publicações falsas acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e no X (ex-Twitter). As peças também circulam no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Quem consome cocaína contribui com o narcotráfico?! com certeza sim, e quando este consumidor é uma pessoa pública, além ajudar o narcotráfico, faz apologia a ele. espero que o Ministério Público ofereça denúncia contra ela.

Usuários têm compartilhado um vídeo em que a cantora Ivete Sangalo parece cheirar um pedaço de algodão ou pano para acusar a artista de usar cocaína durante um show no Carnaval deste ano. Além de não terem sido registradas em 2025, as imagens também não mostram Ivete consumindo drogas.
Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que a gravação que tem circulado nas redes foi feita, na verdade, em 2023, durante o Pré-Caju, festa de pré-carnaval que acontece em Aracaju no mês de novembro.
Em nota enviada à reportagem, a assessoria da cantora disse que a alegação de que o vídeo mostraria Ivete cheirando cocaína é uma “fake total que já foi amplamente desmentida”. De fato, alegações semelhantes circulam desde 2016, quando ela foi gravada passando pó branco no nariz antes de um show.
Segundo a própria artista, que se explicou ao vivo durante outro evento, trata-se de soro fisiológico em pó. Ivete alega que inala soro em todas as suas apresentações para melhorar a qualidade da voz.
O soro fisiológico de fato ajuda na hidratação das vias respiratórias e, por mais que a inalação geralmente seja feita por meio de nebulização, é possível usá-lo da maneira que a artista sugere.
O caminho da apuração
Aos Fatos entrou em contato com a assessoria de imprensa da cantora, que respondeu via mensagem no WhatsApp. Fizemos também uma busca reversa pelas imagens, que mostrou que, além de o vídeo ser antigo, o boato também já havia sido desmentido pela própria Ivete.