🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra criatura encontrada em RO, mas boneco usado em série de ficção

Por Luiz Fernando Menezes

27 de abril de 2023, 13h45

É falso que a criatura com características humanas que aparece em vídeo que circula nas redes foi encontrada no rio Madeira, em Porto Velho (RO). O suposto monstro é, na verdade, um boneco usado como modelo para a série da HBO “Raised by Wolves”. A gravação em que ele aparece deitado sobre uma mesa foi publicada originalmente no Instagram por um artista de efeitos especiais que trabalhou na produção.

As publicações desinformativas acumulavam mais de 400 mil visualizações no TikTok e 3.000 compartilhamentos no Facebook até esta quinta-feira (27).


Selo falso

Ser encontrado no Rio Madeira de Porto Velho Rondônia

Posts enganam ao afirmar que boneco criado para série fictícia é na verdade um monstro encontrado no rio Madeira

Publicações nas redes sociais têm compartilhado o vídeo de um boneco criado com o uso de uma impressora 3D para afirmar que se trata de uma criatura encontrada no rio Madeira, em Porto Velho (RO). Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que as imagens foram publicadas originalmente pelo artista sul-africano Furio Tedeschi no Instagram no dia 21 de abril de 2023.

De acordo com Tedeschi, que mostra em outro vídeo ângulos diferentes do monstro, trata-se de uma arte conceitual para a série da HBO ”Raised by Wolves". A criatura, inclusive, aparece em um dos episódios do programa.

Indícios presentes nas imagens também apontam que se trata de um boneco: é possível, por exemplo, ver pincéis sobre a mesa onde a suposta criatura aparece deitada e uma caixa da empresa Smooth-On, especializada em modelagem de plástico para artistas.

O e-Farsas, o Boatos.org e o UOL Confere também desmentiram essa peça de desinformação.

Referências:

1. Instagram (@furio_tedeschi 1 e 2)
2. HBO Max
3. Decider
4. Smooth-on

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.