Não é verdade que um vídeo que mostra motos e viaturas policiais cruzando uma avenida registra o cortejo fúnebre do ativista político conservador Charlie Kirk, morto na semana passada. A cena compartilhada pelas peças de desinformação retrata uma homenagem da polícia de Nova York a um oficial morto em um tiroteio em julho.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 15 mil compartilhamentos no Facebook e 3.000 compartilhamentos no X até a tarde desta segunda-feira (15).
O Adeus a Charlie Kirk. Uma despedida à sua altura, a de um herói patriota. Que Deus o tenha e conforte o coração de sua esposa e filhos.

Publicações nas redes enganam ao compartilhar cenas de um cortejo fúnebre ocorrido em Nova York em homenagem a um oficial assassinado como se fossem um registro da despedida ao ativista político Charlie Kirk, morto na última quarta-feira (10).
O vídeo compartilhado pelas peças enganosas mostra uma homenagem da polícia nova-iorquina ao oficial Didarul Islam. Ele foi uma das quatro vítimas de um tiroteio ocorrido em um prédio em Midtown Manhattan, em Nova York, no dia 28 de julho deste ano.
Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou o vídeo original, publicado em 2 de agosto no perfil do X do inspetor de polícia de Nova York Adeel Rana (veja abaixo). Islam foi sepultado em 31 de julho e recebeu, na ocasião, uma promoção póstuma a detetive.
Funeral procession for the NYPD Detective First Grade Didarul Islam who was killed in the line of duty!
— Adeel Rana (@AdeelRanaNYC) August 2, 2025
A beautiful farewell to a hero that risked his life to protect everyone. #NYPD #neverforget pic.twitter.com/f9kBDa75XM
O funeral do ativista conservador Charlie Kirk — morto na última quarta (10) durante um evento em uma universidade em Utah — ainda não aconteceu. Segundo a imprensa americana, a cerimônia está marcada para o próximo domingo (21) no Arizona, estado de origem de Kirk.
Tyler Robinson, de 22 anos, foi preso pela polícia na última sexta-feira (12) sob suspeita de atirar contra Kirk. Segundo autoridades locais, Robinson não está colaborando com as investigações e não assumiu a autoria do crime até o momento.
O caminho da apuração
Aos Fatos realizou uma busca reversa de imagem e encontrou a cena originalmente publicada no X por um inspetor da polícia de Nova York. O registro mostra um cortejo fúnebre em homenagem ao policial Didarul Islam — e não a Charlie Kirk —, morto em um tiroteio em massa em Nova York em julho deste ano.




