🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra chegada de manifestantes para o 7 de Setembro, mas carreata em 2020

Por Marco Faustino

6 de setembro de 2021, 19h33

É falso que um vídeo que mostra uma carreata na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, tenha sido gravado em 4 de setembro de 2021 e em um ato preparativo para os protestos de 7 de Setembro, como afirmam postagens (veja aqui). O registro é de 3 de maio de 2020, quando houve uma manifestação na capital federal em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), contra o STF (Supremo Tribunal Federal) e o Congresso Nacional.


Um vídeo que mostra uma carreata na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com muitos veículos portando a bandeira do Brasil, tem sido falsamente associado às manifestações marcadas para este 7 de Setembro em apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A gravação é de um ato bolsonarista, mas realizado em 3 de maio de 2020 na capital federal.

Por meio de uma busca reversa por imagens, Aos Fatos encontrou o mesmo vídeo publicado à época pelo Poder360. O ato teve críticas ao STF, ao deputado Rodrigo Maia (sem partido-RJ), que presidia na época a Câmara, e pedidos de intervenção militar. Na ocasião, Bolsonaro discursou na rampa do Planalto e aproveitou para criticar governadores por medidas de isolamento social no combate à pandemia.

Aos Fatos checou outros vídeos que vêm sendo atribuídos aos atos bolsonaristas de 7 de setembro, mas que foram gravados em outras ocasiões, como um ato religioso na Esplanada dos Ministérios, um desfile de caminhões e a chegada de ônibus a Brasília.

Referências:

1. YouTube (Poder 360)
2. G1
3. Folha de S.Paulo
4. Aos Fatos (Fontes 1, 2 e 3)


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.