🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Setembro de 2021. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra chegada de caminhoneiros para o 7 de setembro; gravação é de maio

Por Priscila Pacheco

3 de setembro de 2021, 17h43

Um vídeo que mostra caminhões com a bandeira do Brasil trafegando em uma via não é recente nem tem a ver com os preparativos para os atos bolsonaristas de 7 de Setembro em Brasília, como alegam nas redes sociais (veja aqui). As imagens foram registradas em maio, na véspera de uma outra manifestação bolsonarista, convocada por ruralistas. A empresa dona de alguns dos veículos que aparecem na gravação confirmou que a filmagem é antiga, mas disse que enviará seus caminhões novamente no sábado (4).

A postagem enganosa reunia ao menos 16.400 compartilhamentos no Facebook nesta sexta-feira (3) e foi marcada com o selo FALSO na ferramenta de verificação da plataforma (Saiba como funciona).


Caminhões chegando para o 7 de setembro em Brasília.…

Um vídeo em que uma carreata de caminhões passa por uma via de Brasília tem sido compartilhado nas redes sociais como se fosse atual e mostrasse a chegada de caminhoneiros para os protestos previstos para 7 de setembro. As cenas, no entanto, são de maio, da véspera de uma manifestação pró-Bolsonaro organizada por ruralistas.

Embora Aos Fatos não tenha encontrado a publicação original, é possível ver as mesmas cenas de outros ângulos em vídeos nas redes sociais. Dois dos caminhões carregam o logo de uma empresa chamada ID Agronegócio, que confirmou ao Aos Fatos que as cenas são de maio. A organização informou que nenhum dos veículos pertencentes a ela está em Brasília, mas que, no sábado (4), irão à capital federal para os atos de 7 de setembro.

Uma transmissão ao vivo feita no YouTube na noite do dia 14 de maio mostra a mesma sequência de caminhões que aparecem na postagem enganosa passando pela Esplanada dos Ministérios: os veículos vermelhos, com a sigla da ID, um caminhão menor sem símbolos e outro com guindaste e várias bandeiras.

Já no dia 15 de maio, uma apoiadora do presidente publicou no Twitter um vídeo que mostra a mesma sequência de veículos, mas de um ângulo mais próximo. Alguns caminhões vermelhos também aparecem em reportagens do Poder 360 e Band.

A manifestação realizada em 15 de maio foi organizada por movimentos ruralistas. Nesta semana, Aos Fatos checou também outros dois vídeos que foram gravados em maio mas são atribuídos aos atos do dia 7 de setembro: um que mostra uma fila de ônibus e outro com caminhões perto da Esplanada dos Ministérios.

Referências:

1. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)
2. UOL
3. Poder 360
4. Band
5. G1
6. YouTube


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.