Um vídeo em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) acena para apoiadores de dentro de um trem em movimento não foi gravado em uma nova linha ferroviária que liga o Pará ao Maranhão, como afirmam postagens (veja aqui). O registro retrata a inauguração de uma estação de VLT (veículo leve sobre trilhos) em Parnamirim (RN), em 30 de março.
Postagens com o conteúdo enganoso somavam ao menos 5.700 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (7).
Mais uma obra entregue. Um trem que vai do Pará até o Maranhão e olha quem está no trem, Jair Messias Bolsonaro
Postagens nas redes sociais enganam ao dizer que um vídeo da inauguração de um VLT (veículo leve sobre trilhos) em Parnamirim, região metropolitana de Natal (RN), seja relativo a uma nova estrada de ferro do Pará ao Maranhão. Na gravação, de 30 de março de 2022, é possível ver o presidente Jair Bolsonaro (PL) dentro do veículo em movimento.
Embora Aos Fatos não tenha localizado o vídeo original, registro do mesmo momento feito de outro ângulo, publicado no YouTube, mostra o presidente no mesmo vagão, que tem impressa uma propaganda do governo federal relacionada à transposição do rio São Francisco (veja o comparativo abaixo).
A obra inaugurada por Bolsonaro em Parnamirim integra o primeiro trecho da linha branca do VLT da região metropolitana de Natal, prevista para entrar em funcionamento em dezembro. O empreendimento é de responsabilidade da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa pública vinculada ao governo federal.
Carajás. Outras versões dessa peça de desinformação afirmam que o trem citado circularia na Estrada de Ferro Carajás (EFC), que liga Parauapebas (PA) a São Luís (MA). Porém, a via férrea foi inaugurada em 1985, pela Companhia Vale do Rio Doce (atual Vale), privatizada em 1997. O trem de passageiros foi inaugurado em 1986, e a atual composição, financiada com recursos da iniciativa privada, opera desde 2015.
Esta peça de desinformação também foi checada pela Lupa.
Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.