🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra acidente com avião indonésio, mas simulação feita em computador

Por Marco Faustino

13 de janeiro de 2022, 18h47

Um vídeo que circula em postagens nas redes sociais (veja aqui) não mostra um acidente com um avião da Garuda Indonesia, mas uma simulação virtual. O conteúdo foi produzido por meio do simulador aéreo X-Plane 11 e publicado no YouTube em maio de 2020 com o alerta de que não exibia um caso real. As postagens enganosas usam ainda imagens de uma evacuação de emergência de um voo da Caspian Airlines no Irã.

As publicações com o conteúdo enganoso somavam ao menos 133.500 compartilhamentos nesta quinta-feira (13) no Facebook.


Selo falso

O avião indonésio escapou por pouco com seus passageiros

Postagens enganam ao difundir como se fosse real uma simulação de um acidente com um avião da Garuda Indonesia. Após a animação, a peça desinformativa mostra passageiros descendo pela saída de emergência de uma aeronave. As duas cenas não têm relação: a primeira foi feita com um simulador aéreo, e a segunda retrata um avião que teve problema no momento do pouso no aeroporto de Isfahan, no Irã, em 5 de janeiro.

Por meio de busca reversa por imagens, Aos Fatos localizou a animação no YouTube, publicada em maio de 2020 (veja abaixo). Na legenda é informado que se trata de uma simulação feita no X-Plane 11, um simulador de voo para computador. No perfil do usuário na plataforma é mencionado que a conta é dedicada à publicação de vídeos criados em simuladores para fins de entretenimento.

Já o segundo vídeo, publicado pelo jornal turco Yeni Akit Gazetesi com a marca d’água da agência de notícias IHA, retrata a evacuação de passageiros de um Boeing 737-400 da Caspian Airlines por um escorregador de emergência, no aeroporto de Isfahan, no Irã, no início de janeiro. Houve uma falha no trem de pouso, que fez com que o avião saísse da pista. Aos Fatos localizou gravações do mesmo incidente de outros ângulos (aqui e aqui).

Referências:

1. Yeni Akit (Fontes 1 e 2)
2. Bopbibun (Fontes 1 e 2)
3. X-Plane
4. IHA
5. Simple Flying
6. R7


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.