Não é verdade que a mulher que zomba de um passeio na Rocinha, em um vídeo difundido por publicações nas redes sociais, seja sobrinha do prefeito do Rio e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD). Na realidade, a mulher que aparece nas imagens é uma influenciadora digital conhecida como Bianquinha, que não é da família do prefeito.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de curtidas no Instagram e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (26).
Sobrinha de Eduardo Paes zomba de comunidades à qual aprendeu com seu tio, que pobre não passa de uma sub-raça. É como você visitar um jardim zoológico
Não é verdade que uma sobrinha do prefeito Eduardo Paes tenha gravado um vídeo zombando de um passeio turístico de jipe na Rocinha. Quem aparece na gravação, na realidade, é a influenciadora digital Bianca Similamore Rizzon, conhecida como Bianquinha. Ela ri da existência de um “safári na Rocinha” e diz que o passeio é “para conhecer pobre”.
Depois, a influenciadora pediu desculpas e alegou ter sido mal interpretada. Segundo Bianquinha, a intenção não era debochar dos moradores, mas do passeio. No vídeo original, classifica a situação como “horrível”.
Em entrevista ao SBT Rio, o vice-presidente da associação de moradores da Rocinha, Marcondes Ximendes, afirmou que o relato da influenciadora retrata uma modalidade de turismo que não existe mais “por não gerar benefícios” para a comunidade.
O caminho da apuração
Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos verificou que a mulher que aparece no vídeo é a influenciadora digital Bianca Similamore Rizzon, conhecida como Bianquinha. Também ouvimos a entrevista do presidente da Associação de Moradores da Rocinha ao SBT Rio.