🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é verdade que vídeo mostra ‘mulher artificial’ comercializada na China

Por Milena Mangabeira

28 de abril de 2023, 17h54

É falso que um vídeo que circula nas redes mostra uma mulher artificial chamada Hoori, lançada recentemente no mercado chinês. Trata-se, na verdade, de um trailer do jogo “Detroit: Become Human”, do estúdio Quantic Dream, lançado em maio de 2018. Não há qualquer indício de que a China tenha passado a comercializar robôs similares aos citados pelos posts enganosos.

Publicações com o conteúdo falso somam milhares de visualizações no TikTok e no Kwai e centenas de curtidas no Facebook até esta sexta-feira (28).


Selo falso

Mulher artificial, fabricada na China*, foi lançada no mercado chinês. A carne do corpo é feita de material 100% Fanta Flesh com partes de silicone. Uma única carga funcionará por 72 horas sem interrupção. Sem alma. Não há necessidade de comida. O preço de mercado é de Rs.200.000 + impostos. É chamado de ‘HOORI’.

Peças desinformativas usam cena de videogame para afirmar que China produziu mulher artificial

Publicações nas redes compartilham um trecho de um dos vídeos de lançamento do jogo “Detroit: Become Human”, da Quantic Dream, para espalhar a afirmação enganosa de que a China teria lançado no mercado uma mulher artificial feita de silicone que seria capaz de falar com fluência qualquer idioma. O registro foi publicado no canal oficial da Playstation em 23 de maio de 2018.

Chloe, a mulher retratada no vídeo, é uma das personagens secundárias do jogo, que se passa em um contexto futurista em que androides substituíram a força de trabalho humana.

Em busca nas redes e em registros na imprensa, o Aos Fatos não encontrou qualquer indício de que tenha sido lançado no mercado chinês um robô similar ao citado pelas peças de desinformação.

Essa publicação enganosa já foi desmentida pelo Boatos.org, o Fato ou Fake e a Lupa no Brasil e por agências internacionais como AfricaCheck, Fact Crescendo e Newschecker.

Referências:

1. PlayStation
2. YouTube (PlayStation)
3. QuanticDream
4. TechTudo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.