Um vídeo que mostra motociclistas portando bandeiras nas cores verde e vermelha não retrata o apoio da facção criminosa Comando Vermelho ao prefeito do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Eduardo Paes (PSD), como afirmam publicações nas redes. O registro, na realidade, mostra uma motociata realizada em 2022 em apoio ao então candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e no Instagram, além de 300 mil visualizações no X até a tarde desta quarta-feira (7).
Comando Vermelho e PT apoiando abertamente o Eduardo Paes a reeleição de Prefeito do Rio de Janeiro
Posts difundem um vídeo que mostra uma motociata pró-Lula realizada no Complexo do Alemão e organizada principalmente por mototaxistas, em 12 de outubro de 2022, como se fosse um ato de apoio do Comando Vermelho pela reeleição do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Na ocasião, o petista participou de uma carreata, e se reuniu com representantes de onze favelas. Eduardo Paes também participou da carreata e discursou ao lado de Lula.
As publicações enganosas afirmam, sem provas, que as pessoas que aparecem no vídeo são ligadas ao Comando Vermelho.
Durante a última campanha presidencial, peças de desinformação que buscavam associar o PT e Lula a facções do crime organizado foram disseminadas em todas as redes e também por meios de comunicação alinhados a Bolsonaro.
Na véspera do primeiro turno, por exemplo, o então presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou a derrubada de conteúdos que difundiam uma falsa declaração de voto a Lula atribuída a Marcola, líder do PCC (Primeiro Comando da Capital) que está preso em um presídio federal de segurança máxima.
O caminho da checagem:
Por meio de busca reversa, Aos Fatos localizou o registro original e verificou que se tratava de uma motociata de apoio ao então candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ato foi realizado em 12 de outubro de 2022.